A direção do Sindicato dos Municipários garantiu junto à Câmara de Vereadores a inclusão nas Diretrizes Orçamentárias do Município de Pelotas para o ano de 2013, as “disposições relativas à adequação de despesas com pessoal ao padrão nacional básico constitucional” e “do piso nacional da educação”.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e de investimento do Poder Público, onde compreenderá as metas e prioridades deste, servindo de orientação à elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

O presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, explica que na redação original já havia a discussão sobre uma emenda acerca do piso salarial nacional do magistério. Já no que tange ao menor padrão salarial da Prefeitura em valor equivalente ao do salário mínimo nacional, tal emenda foi incluída por proposta do Simp, com o apoio da maioria dos vereadores.

Conforme Duglas, “com nosso trabalho junto aos vereadores conseguimos a inclusão destas importantes emendas. Este é um movimento político importante para a categoria, mas que somente se tornará efetivo por meio da mobilização”.