A direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas manteve reunião com servidores da Secretaria Municipal de Saúde que buscam sua inclusão no programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Estes servidores, serventes, auxiliares administrativos, oficiais administrativos e burocratas, buscam sua inclusão para receberem a vantagem denominada Adicional Saúde da Família, quanto ao denominado Incentivo a estes profissionais, por meio de Minuta de Emenda à Lei Municipal 5.865/2011, de autoria do vereador Diaroni dos Santos (PT).

A atual legislação discrimina e desmotiva os trabalhadores não incluídos, que inclusive fazem parte da mesma engrenagem de prestação de serviços através do programa Estratégia de Saúde da Família e que de igual forma àqueles já contemplados zelam pelo bom atendimento dos serviços prestados à comunidade.

Os serventes, agentes e oficiais administrativos também atuam no programa Estratégia de Saúde da Família e não foram contemplados quando da aprovação da Lei 5.865/2011, que prevê o pagamento do Adicional de Saúde da Família apenas para médicos, cirurgiões dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e  auxiliares de saúde bucal.

Conforme a vice-presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues, os servidores presentes definiram por encaminhar ofício à Secretária de Saúde, Arita Bergmann, requerendo reunião com a maior brevidade possível a fim de tratar do tema.