Os trabalhadores da Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas estarão reunidos em assembleia nesta terça-feira, às 18 horas, no Colégio Municipal Pelotense, para avaliação das mobilizações e da reunião que acontece momentos antes com o prefeito Eduardo Leite, às 15 horas.

Os trabalhadores da ETERPEL estiveram em greve por quatro dias, realizando mobilizações na Rodoviária e audiência pública na Câmara de Vereadores.. A greve deu visibilidade a várias questões referente aos trabalhadores, tanto no âmbito funcional quanto salarial. Percebe-se que financeiramente a ETERPEL tem capacidade de oferecer uma melhor proposta aos trabalhadores.

Na audiência Pública constatou-se que falta transparência em relação a aplicação dos mais de R$ 300 mil arrecadados mensalmente pela Empresa Pública. Sabemos que a maior parte dos investimentos estruturais da ETERPEL são de investimentos do Governo Estadual.

Na manhã do último de greve, os trabalhadores fizeram uma marcha após o ato na ETERPEL, onde deslocaram-se até o Hemocentro e diversos trabalhadores doaram sangue.

“Na reunião com o prefeito Eduardo Leite, espera-se romper  com essa linha política reacionária de estender os mesmos reajustes da administração direta as empresas públicas e autarquias. Principalmente os reajustes referendados somente pela inflação do período, não propondo nenhum ganho real aos trabalhadores.  Buscamos autonomia e respeito a independência financeira da Administração Indireta”, afirma Duglas Lima Bessa, presidente do Sindicato dos Municipários de Pelotas.