O Sindicato dos Municipários criticou o chamamento do Conselho Municipal de Transportes (CMT) pela Prefeitura somente para apreciar o pedido de aumento das passagens por parte das empresas do transporte coletivo, ocorrido na última quarta-feira.

Causa estranheza o chamamento para esta reunião, já que sequer o regimento do Conselho foi decretado pelo prefeito Eduardo Leite, regimento este encaminhado para a secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Josiane Almeida, ainda em janeiro deste ano.

O Conselho sequer foi chamado quando da revisão das tarifas para fins de diminuição de seu valor, sendo convocado agora somente para o aumento destas tarifas. “Nenhum conselho municipal recebe um documento e analisa no mesmo dia, sempre tendo um prazo para análise e posicionamento, ao contrário do que ocorre com o Conselho de Transportes”, critica o diretor do Sindicato dos Municipários Marcio Torma, representante do Simp no CMT.

Devido a falta de publicação do regimento do CMT, o conselho encontra-se desarticulado. “Não sabemos ao certo quem tem a premissa de convocar os conselheiros, nem o procedimento para o trâmite dos pareceres e definições deste importante conselho municipal”.

Frente a esta situação, nesta última reunião estiveram presentes apenas três conselheiros titulares e um suplente, impossibilitando a análise e encaminhamento de qualquer parecer com relação ao aumento das tarifas.  “O Simp é contra tanto à forma do encaminhamento, quanto ao aumento das passagens sem um amplo debate com a comunidade pelotense através de seus representantes”, finaliza o diretor do Simp.