Ao completar seus 25 anos de existência e de muitas lutas, o Sindicato dos Municipários de Pelotas concretiza um grande sonho dos seus sócios e inaugurou na  sexta-feira, dia 20, a sede própria, na Rua Almirante Barroso, 1.614, próximo à esquina com Tiradentes. Cabe ressaltar que embora com tal inauguração, o Simp continuará atendendo na atual sede (Rua Padre Anchieta, 2.079), haja vista que durante o verão será providenciada definitivamente sua mudança.

O local onde está a atual sede do Simp já sediou a Associação dos Municipários de Pelotas (AMP), e é de  propriedade da Prefeitura, ocupando parte do prédio da Secretaria Municipal de Educação. O Sindicato dos Municipários foi fundado em 7 de dezembro de 1988, comemorando neste ano, portanto, seus 25 anos de existência.

A sede própria foi adquirida no ano de 2011. Como o imóvel era residencial, foi necessária uma ampla reforma para adequar os espaços às necessidades da entidade e de seus associados, com locais específicos para os atendimentos médico, odontológico e jurídico, além de recepção, sala de reunião e salas para atendimento privado.

“Após a aquisição do imóvel, passamos a investir na reforma do prédio e adequação dos espaços para qualificar o atendimento aos associados de nossa entidade”, diz o presidente do Sindicato dos Municipários, Duglas Lima Bessa, lembrando que a compra e a disponibilização aos sócios de uma sede própria fez parte do programa da atual gestão do Simp quando da disputa das últimas eleições, onde duas chapas concorreram à direção da entidade.

“Cumprimos com uma das promessas mais importantes de campanha nas últimas eleições sindicais e agora a categoria dos municipários passa a contar com a tão sonhada sede própria para nossa entidade representativa”, salienta Duglas. “Nada mais significativo para uma categoria e uma entidade sindical que fez e vem fazendo história em nossa cidade, uma história de lutas, grandes mobilizações e conquistas”, acrescenta.

Nestes 25 anos o Simp, na representação dos municipários, realizou grandes mobilizações, sempre na defesa da categoria e da classe trabalhadora em geral, sendo marcantes os grandes debates com candidatos à Prefeito (a) nas eleições municipais, as assembleias abertas a todos os servidores e não só aos sócios, garantindo assim o amplo processo democrático, ocupando atividades com marchas, sendo estas caracterizadas sempre de forma alegre e com animação musical, além de assembleias e discussões em locais públicos, a exemplo da histórica assembleia ocorrida na Praça Cel. Pedro Osório, em abril de 2011, com mais de 1.500 servidores, tudo no sentido de permanentemente estar buscando mudar a realidade dos servidores públicos e, consequentemente, garantir uma melhor qualidade dos serviços para a comunidade pelotense.

Além das questões específicas da categoria, o Sindicato dos Municipários também participa dos debates e lutas mais amplas de interesse dos trabalhadores por meio da filiação à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul e inclusive participação na Internacional do Serviço Público (ISP).

Ao longo de sua vida o Simp modernizou-se, possuindo hoje veículo, reboque com sistema de som completo, site, redes sociais, programa semanal de TV (ao vivo), publicizando todas as atividades desenvolvidas, produzindo quase que diariamente matérias e informes, sendo estas frequentemente divulgadas pelos órgãos de imprensa em geral.

O Sindicato dos Municipários de Pelotas tem o orgulho do caráter amplamente democrático de suas assembleias, onde os servidores têm a oportunidade de expor suas opiniões e propostas sobre os mais diversos temas, decidindo e votando de forma aberta, na qual o Simp fielmente encaminha as deliberações e as divulga, tornando-se assim de forma legítima e transparente suas ações.