Diante das polêmicas informações noticiadas nos últimos dias pela imprensa a respeito da saúde financeira do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais, Prevpel, o Sindicato dos Municipários encaminhou ofício ao diretor-presidente do Instituto, Roberto Pinto, solicitando esclarecimentos quanto aos números que vêm sendo divulgados, bem como quanto ao suposto déficit alegado pelo secretário de Administração, José Cruz.

Para o Sindicato dos Municipários (Simp), há uma divergência entre os dados que foram repassados pelo secretário da Administração à imprensa e aqueles que chegam ao Simp por meio de seus representantes no Conselho Deliberativo do Prevpel e de outros conselheiros efetivamente comprometidos com os servidores.

Conforme o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, os números apresentados pelo secretário José Cruz são no mínimo confusos e não condizem com a realidade. “Na última quarta-feira, dia 22, por exemplo, o secretário divulgou que com o próximo reajuste salarial o repasse da Prefeitura ao Prevpel passaria dos atuais R$ 942.979,80 para R$ 1.500.000,00, o que, pelas nossas projeções, significaria um reajuste salarial em torno de 59% para os aposentados”, aponta.

“Ora, como os aposentados devem ter os mesmos reajustes dos servidores da ativa, então significa que poderemos ter este índice de correção salarial em maio?”, questiona o presidente do Simp.

“Parece que a confusão vem sendo criada intencionalmente pela Administração com o objetivo de utilizar a contribuição previdenciária que é dos servidores para outros fins”, diz o presidente do Simp. “Os repasses e depósitos do Prevpel são dos servidores, para garantir as atuais e futuras aposentadorias e não podem ser utilizados para tapar buracos ou comprar máquinas”, salienta Duglas, contestando o secretário José Cruz.

“Sabemos das dificuldades da cidade, mas a contribuição previdenciária e o Prevpel são a garantia mínima do nosso futuro”, afirma. “Como já dissemos, o Prevpel é dos servidores e não do prefeito ou de um determinado Governo”, salienta o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, “e tem de ser defendido até mesmo para a garantia das futuras administrações municipais”.

“O Simp é contra toda e qualquer iniciativa que venha a atacar o Prevpel e tomará todas as medidas necessários para evitar prejuízos ao Instituto, que é de todos os servidores estatutários”, ressalta Duglas Lima Bessa.

Em função disto o Simp solicitou ao diretor presidente do Prevpel as informações objetivas a respeito do que vem sendo divulgado. “Após as respostas oficiais do Prevpel iremos tornar públicos os números para que toda a cidade tenha conhecimento do que realmente vem ocorrendo”, finaliza Duglas.