A direção do Sindicato dos Municipários esteve presente na Câmara de Vereadores na última quinta-feira para acompanhar a entrega do projeto de lei que trata da implementação, em Pelotas, da Gratificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (GPMAC) e dos Centros de Especialidades Odontológicas (GPMAC-CEO). O projeto foi entregue ao Legislativo pelo prefeito Eduardo Leite, secretária Arita Bergmann e demais representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, a direção do Sindicato teve acesso ao projeto através do Legislativo Municipal. “O GPMAC é um debate e uma reivindicação do Simp, juntamente com os trabalhadores da Saúde, que vem de longa data”, salienta a presidente do Sindicato, Tatiane Lopes Rodrigues, acrescentando que “entendemos ser esta uma importante conquista dos trabalhadores da Saúde e do Simp”.

Tatiane Lopes Rodrigues ressalta que uma das principais reivindicações da entidade relativamente ao projeto, contemplada no texto enviado à Câmara, foi a inclusão da totalidade dos trabalhadores envolvidos: desde médicos e dentistas, até agentes e auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais e serventes, entre outros. “Esta inclusão representou o reconhecimento da importância da totalidade dos trabalhadores do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF)”, destaca a presidente do Sindicato dos Municipários.

Também na verificação do projeto se confirmou um pedido que o Simp havia feito através do Conselho Municipal de Saúde, que nas avaliações de desempenho  individuais a comissão formada para tal fim também contasse com a representação de indicados pelo Conselho.

“O GPMAC é uma grande conquista, mas nossa preocupação com relação ao projeto é que este, num primeiro momento, ainda não atingirá a totalidade das equipes do ESF (Estratégia de Saúde da Família), porém apenas uma parte destas, por isso esperamos que no decorrer da tramitação do mesmo a Secretaria de Saúde venha incluir a totalidade dos trabalhadores envolvidos”, finaliza Tatiane.