A direção do Sindicato dos Municipários manteve reunião com os trabalhadores da Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas (Eterpel), juntamente com a direção da empresa, no último dia dois (2), na própria Rodoviária, para tratar de diversos temas referentes à vida funcional destes trabalhadores, assuntos já apontados na última negociação salarial do presente ano.

Conforme Marcio Torma, diretor do Simp, diversos foram os encaminhamentos, como Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), começo de elaboração de plano de carreira, reforma e climatização dos guichês e diversos aspectos relacionados à estrutura física no Terminal.

Relativamente à Cipa foi proposto pela direção da Eterpel o encaminhamento do assunto junto à Procuradoria Geral do Município, a fim de verificar a viabilidade jurídica para a criação desta Comissão.

Sobre a estrutura física foi amplamente questionada pelos trabalhadores e direção do Sindicato a precariedade das instalações, havendo o comprometimento da direção em executar melhorias, tanto estruturais quanto de acabamentos, como pintura e impermeabilização, havendo questões já encaminhadas, como a colocação de manta asfáltica e outros aspectos dependendo do processo de relicitação dos atuais lojistas. Ficou acordado também que até o início do verão os guichês de atendimento serão todos reformados e climatizados.

Quanto ao plano de carreira ficou acordada a criação de uma comissão bipartite trabalhadores/gestores, para elaborar uma minuta. Para o início destes trabalhos, a direção da Eterpel solicitou somente a chegada da nova contadora que assumirá brevemente o cargo para esta fazer parte de tal comissão.  Posteriormente, com a minuta elaborada, esta será submetida a apreciação dos trabalhadores.