O Sindicato dos Municipários enviou ofício para a secretária de Saúde, Arita Bergmann, apresentando vários questionamentos sobre a estruturação do E-SUS no Município de Pelotas.

“Já havíamos enviado um ofício com o tema para a Secretaria de Saúde, o qual foi respondido com a Nota Técnica do Ministério da Saúde que é bem ampla e, com base nesta, fizemos vários outros questionamentos”, salienta a presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.

Como o E-SUS é um sistema unificado de informações do SUS, o Simp questionou, baseado na Nota Técnica, quem serão os responsáveis pela digitação das fichas no sistema, quais serão os equipamentos disponibilizados para digitação, qual a previsão da Secretaria de Saúde para os profissionais descarregarem os dados no sistema e como a Secretaria disponibilizará treinamento para aqueles que não dominam técnicas de digitação e informática.

O Simp apontou esses questionamentos à Secretaria de Saúde, já que em várias unidades a estrutura de informática é precária, inclusive sem acesso a internet, e, quando possuem acesso, estes são muito limitados. “E mais, nossos profissionais já possuem suas atribuições e ,quando ocorre esse tipo de alteração em suas rotinas, terá que ser dimensionado dentro de seus horários de trabalho e a estrutura e qualificação necessárias deverão ser garantidas pela Secretaria”, aponta a presidente do Sindicato dos Municipários.

O novo documento requerendo informações objetivas foi protocolado junto à Secretaria Municipal de Saúde em 02 de outubro. O Simp aguarda as respostas com a maior brevidade possível.