Diante da constatação de que há impossibilidade em avançar nas propostas apresentadas pela Prefeitura em relação à data-base deste ano, os municipários decidiram em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira em aceitar o índice de reajuste de 2,2% nos salários, sendo 1,7% a contar de primeiro de maio (01/05) e 0,5% no salário de dezembro, incluindo décimo terceiro (13º), mais R$ 25,00 de acréscimo no vale-alimentação.

Também faz parte da proposta do Executivo a formação de quatro grupos de trabalho para tratar dos temas Profuncionário, cargas horárias, adicional de risco de vida e saúde dos funcionários celetistas, nos próximos meses de julho a outubro (um tema por mês).

A categoria mostrou-se dividida na assembleia, a favor e contra a aceitação da proposta, havendo necessidade, inclusive, de duas votações. Após a conclusão de que efetivamente não haveria possibilidades de avanço diante da intransigência do Governo, houve a aceitação do reajuste apresentado.

1

As manifestações e votações demonstraram a indignação da categoria com a política de reajustes do Governo Paula, que não apresenta avanço significativo para os trabalhadores, diante da alta real de preços e dos baixíssimos salários pagos aos servidores, sendo que 70% dos municipários têm vencimento básico inferior ao salário mínimo nacional.