A ascensão do fascismo, das ameaças e das agressões às organizações populares vêm atingindo níveis alarmantes no mundo todo, em especial, neste momento, em nosso país. Ataques aos “vermelhos” e aos “comunistas” são cortinas para as verdadeiras intenções da extrema direita em tomar majoritariamente o poder e implantar um projeto econômico para empobrecer ainda mais os mais pobres, retirar direitos dos trabalhadores, reduzir salários, acabar com as aposentadorias, privatizar serviços de saúde e abrir amplo espaço para a concentração cada vez maior da renda nacional, fazendo com que o Brasil volte ao mapa da fome.

O desrespeito às instituições democráticas, como a Constituição Federal e o Supremo Tribunal Federal, e a todos aqueles que têm opinião contrária, traz inúmeros riscos à nossa população. Mas não só a ordem democrática corre riscos: as organizações sociais, os sindicatos, as representações populares, o serviço público, todos estes sofrerão ataques e até mesmo risco de extinção, abrindo caminho para a pobreza e conflitos sociais sem precedentes em nosso país.

Os ataques à ordem democrática apontam para o risco eminente do autoritarismo por parte da candidatura que ameaça seus opositores com prisão, extermínio e expulsão do Brasil, postura inaceitável para um país mundialmente reconhecido e respeitado como uma nação em redemocratização, voltada à inclusão social e políticas públicas que protejam o meio ambiente, a população carente e o combate a fome, que reconhece a educação como princípio, meio e fim para uma ascensão social igualitária.

A violência crescente que hoje assusta a população leva os cidadãos a pensar em medidas radicais como o armamento. É preciso pensar esta questão com cautela, os acidentes com armas e o seu porte por pessoas despreparadas, a todo o momento nos dão provas do perigo através das mortes de vários inocentes, seja por descuido ou uso inadequado.

Neste sentido, para a manutenção das conquistas sociais, democráticas e humanitárias, a direção do SIMP vem a público clamar ao conjunto da População Pelotense, em especial aos Municipários, que neste pleito vote pela vida e não permita o retrocesso.

Vote para que possamos continuar lutando pelos nossos direitos, sem medo.

DIREÇÃO DO SINDICATO DOS MUNICIPÁRIOS DE PELOTAS – SIMP