A direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas mais a Comissão representativa de educadores estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (26) na Câmara de Vereadores, acompanhar a sessão extraordinária que trataria da votação do projeto que cria a cobrança (contribuição) da iluminação pública e a prestação de tal serviço através de Parceria Público-Privada (PPP), além de obter informações de como se daria a sessão de quinta-feira, na qual se dará a votação do projeto que retira direitos e conquistas da educação.

No entanto, o projeto que trata da iluminação pública foi na hora retirado de votação, perdendo o efeito da realização da sessão extraordinária convocada exclusivamente para esse fim, ficando então também para ser apreciado na quinta-feira.

Para surpresa de todos, na imprensa já estava divulgado que o vereador Anderson Garcia, presidente do Legislativo, havia declarado que a sessão de quinta-feira será fechada ao público, através da distribuição de 100 senhas, a partir das 8h, por ordem de chegada, pela Rua XV de Novembro, sendo que o mesmo sequer havia falado antes com todos os vereadores, contrariando seu comprometimento na semana passada em plenário. Na mesma divulgação constava que o presidente se reuniria nesta quarta-feira à tarde com a direção do SIMP, a fim de tratar sobre os critérios e procedimentos do acesso.

A presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues, entrou em contato com o vereador para ver se procedia a informação, haja vista que não havia recebido qualquer convite, o que foi afirmado que não ocorreria tal reunião. Para então obter maior clareza quanto aos procedimentos a serem adotados, entrou-se em contato com a Brigada Militar, a qual agendou prontamente uma reunião no final da tarde de hoje.

Pela Brigada, foi apontado através do Capitão Bastos Alves, que somente atuará a pedido da presidência da Câmara, sendo tomadas medidas padrões utilizadas nos eventos em geral, como por exemplo, isolamento para trânsito de veículos, no sentido de preservar a segurança de todos que se deslocarem a pé e permanecerem em frente ao prédio da Câmara. Ressaltou também que por parte da corporação não haverá revistas individuais, pois nesse aspecto também compete ao vereador Anderson Garcia, se assim desejar, e nas dependências internas da casa, através dos servidores responsáveis ou da segurança privada contratada.

Tatiane ressaltou que historicamente as atividades de mobilização e manifestação dos municipários sempre foram de forma pacífica e preservando o patrimônio público, mas que quando há disputa de interesses, principalmente quando envolve projetos que retiram direitos e alteram economicamente as estruturas familiares dos servidores, é normal os ânimos se acirrarem dentro de uma perspectiva democrática de discussão, debate e protesto. Logo, nesta quinta-feira não só estará presente a categoria, bem como cidadãos em geral, pois haverá além da votação do projeto que retira direitos dos educadores, o voltado à cobrança pela iluminação pública e a PPP.

Portanto, o Sindicato está convocando todos os auxiliares de educação infantil e os professores da rede municipal para paralisarem suas atividades e se fazerem presentes na Câmara de Vereadores amanhã, quinta-feira, dia 27, às 7h, durante todo o dia, nos três turnos, manhã, tarde e noite, devido a pauta para votação do projeto de lei pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), bem como pela possibilidade de votação do mérito pelo plenário.