Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, no Ginásio da Agremiação Pelotense de Esportes, os municipários aprovaram entrar em greve por prazo indeterminado até que o pagamento dos salários seja colocado em dia pelo Governo Municipal. A greve, proposta pela direção do Sindicato dos Municipários (Simp), foi aprovada pela imensa maioria dos servidores presentes, sendo apenas cinco contrários e havendo quatro abstenções. A exemplo das assembleias anteriores, os servidores compareceram em grande número, lotando as dependências do Ginásio da Agremiação.

Além da greve, os municipários aprovaram concentração em frente à Prefeitura a partir de segunda-feira, às 13h, com distribuição de panfletos explicando os motivos da referida greve. Também foi aprovada uma série de agendas apontadas e que serão organizadas pela comissão de greve juntamente com a direção do Simp. Foi mantido o estado de assembleia permanente.

Com as palavras de ordem “Sem salário, não há trabalho”, os municipários manifestaram sua revolta com o anúncio do atraso no pagamento dos salários por parte da Prefeitura. A prefeita Paula Mascarenhas durante a reunião desta quarta (09) com a direção do Simp mais a Comissão de vereadores, de forma verbal, informou que vai encaminhar à Câmara de Vereadores projetos de lei que alterarão direitos dos servidores, o que também vêm causando revolta na categoria, que já tem os menores salários entre as prefeituras do Rio Grande do Sul e até mesmo do Brasil, sendo do total cerca de 70% aqueles com vencimentos básicos abaixo do salário mínimo nacional.

Este ano, com o reajuste zero na data-base da categoria, arrochando ainda mais os já baixíssimos salários, a Prefeitura atrasa o pagamento piorando imensamente a situação e as condições de vida dos servidores.