O Sindicato dos Municipários de Pelotas vem a público defender o importante trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), de fundamental importância para a política de prevenção e promoção de saúde em nossa cidade.

Além de ser a categoria que está na ponta do Sistema Único de Saúde, conhecedora da realidade comunitária, enfrentam diariamente várias dificuldades, pouca valorização profissional, condições precárias no ambiente de trabalho, falta de estrutura nas Unidades Básicas de Saúde falta de outros profissionais de diversas áreas que limitam sua atuação.

Este tipo de postura coloca em dúvida o bom trabalho realizado, causando estranheza que esta atuação não é exaltada, mas sim que o Conselho só se detém em determinadas denúncias específicas, passando a sensação de não estar presente nas comunidades para analisar e reconhecer o trabalho social realizado por este profissional. Já não é a primeira vez que o Conselho adota este tipo de postura, preocupando-se mais com as questões burocráticas, sem ver realmente o trabalho que é executado pelos profissionais.

Os ACSs trabalham de sol a sol, realizando dezenas de visitas durante a semana, acompanhando diversas demandas de sua comunidade e inclusive em algumas com complexidade específica das condições de saúde, fazendo com que tenham mais tempo nos atendimentos domiciliares destas famílias.

O Sindicato mais uma vez se surpreende com as supostas denúncias divulgadas pelo Conselho Municipal de Saúde na edição do jornal Diário Popular do dia 04 de fevereiro último, causando indisposição dos profissionais perante as comunidades onde atuam. Em caso de denúncias contra um profissional, cabe à Secretaria de Saúde levantar e apurar os fatos, sendo que o Conselho deve fiscalizar todos os serviços de saúde da cidade de Pelotas, encaminhando estas irregularidades para que o Gestor adote as medidas legais e adequadas.

Um dos direitos não só dos Agentes Comunitários de Saúde, mas de todos os profissionais, é o de ter sua integridade moral preservada, antes que os fatos supostamente irregulares, sejam apurados. Então, antes de qualquer denúncia, é preciso que o Conselho apure a veracidade ou não dos fatos apontados como irregulares, principalmente envolvendo um segmento que atua diretamente em contato com a população que mais dificuldades enfrenta no acesso aos serviços públicos em geral e de saúde especificamente.

O Sindicato dos Municipários de Pelotas já encaminhou pedido de reunião com a Secretária Municipal de Saúde e irá encaminhar ofício ao Conselho Municipal de Saúde.