Neste Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador, o Sindicato dos Municipários vem parabenizar todos os trabalhadores, mas neste momento de pandemia do Coronavírus, principalmente aqueles que estão na linha de frente no combate desta que, ao que tudo indica, será a maior tragédia humanitária já enfrentada, colocando assim suas próprias vidas em risco para primeiramente salvar as da população.

A terrível pandemia ora enfrentada está servindo de justificativa para os maiores ataques aos direitos dos trabalhadores, desconstituindo e destruindo conquistas históricas e que imensos sacrifícios custaram a gerações e gerações de lutadores.

Para os servidores públicos de Pelotas, na atual gestão da Prefeita Paula Mascarenhas, estes ataques têm ocorrido quando descumpre o piso salarial nacional do magistério; quando mantém trabalhadores com vencimento básico abaixo do salário mínimo nacional; quando restringe a concessão do vale-alimentação; e quando comemora a redução, mesmo que temporária, no pagamento dos valores destinados aos precatórios.

Ainda mais, durante o seu Governo nunca concedeu ganho real, pelo contrário, nos dois primeiros anos a inflação foi paga de forma parcelada e sem ser retroativa, e nos dois últimos anos, REAJUSTE ZERO. Ou seja, salários congelados na metade de seu mandato, significando para os servidores a Gestão com o maior achatamento salarial das últimas duas décadas.

No âmbito estadual, o ex-prefeito de Pelotas, atual Governador Eduardo Leite, apesar das insistentes promessas de campanha em colocar a folha salarial em dia até o fim do primeiro ano do mandato, prossegue até hoje pagando salários com atraso e de forma parcelada aos servidores estaduais, além da retirada de direitos.

Por parte do Governo Federal, além dos deboches do presidente Jair Bolsonaro relacionados à pandemia, em verdadeiro desrespeito à imensa maioria da população brasileira, este também ataca os trabalhadores neste momento quando envia ao Congresso Nacional projeto de lei para congelar por 18 meses os salários dos servidores públicos de todo o Brasil, sejam federais, estaduais e municipais, com a desculpa de que seria a única forma de auxiliar com destinação de recursos aos Estados e Municípios para o combate ao Coronavírus.

Diante deste quadro catastrófico, é urgente a manutenção da luta e união dos trabalhadores, em especial dos municipários, por nenhum direito a menos!

Parabéns aos municipários e a todos os trabalhadores por seu Dia!