O Sindicato dos Municipários de Pelotas, após receber informações de mais um acidente de trabalho envolvendo a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, esteve no local averiguando as condições de trabalho dos servidores.

As condições de trabalho na referida secretaria não têm apresentado melhoras, a despeito das inúmeras solicitações do SIMP ao Executivo neste sentido. Foram constatados desgastes e ferrugem no tanque utilizado para preparação de materiais de pavimentação, bem como derramamento deste material e dano em válvulas de contenção de pressão do tanque.

Felizmente o servidor envolvido no acidente não sofreu queimaduras, mas a explosão da válvula causou-lhe tontura e ensurdecimento, e poderia ter caído de uma altura de aproximadamente três metros, já que se encontrava na parte superior do tanque. Em caso de um possível incêndio, identificou-se que o extintor, que se encontra distante do local, seria insuficiente para conter chamas, pois é relativamente pequeno diante do tamanho do tanque.

Em diversos momentos o SIMP realizou visitas e publicizou denúncias a respeito das péssimas condições de trabalho que, hoje, redundaram em mais um acidente envolvendo um servidor público. Além do tanque que ocasionou o acidente, foram verificados veículos em péssimas condições de uso e que deveriam ser retirados imediatamente de circulação, pois apresentam risco tanto ao bem-estar dos servidores quanto à segurança sanitária de todos.

O SIMP reitera que a vida e a segurança dos trabalhadores devem estar acima de qualquer outro valor ou serviço, e é necessário que o Executivo tome providências imediatas para garantir o bem-estar dos servidores, como o fornecimento integral de todos EPIs, oferecer treinamento adequado aos trabalhadores para evitar quaisquer acidentes, e revitalizar o espaço físico da secretaria e suas instalações.