O Sindicato dos Municipários de Pelotas – SIMP vem manifestar a total discordância com o retorno às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, mesmo que de forma híbrida, eis que prosseguem os riscos de contaminação pela COVID-19, não só para os profissionais da Educação, mas também para todos os integrantes da comunidade escolar. Enquanto não houver vacinação para todos é uma verdadeira insanidade o retorno às aulas presenciais.

O risco de contaminação pela COVID-19 só tem aumentado, colocando em risco de morte não só os professores e servidores, mas toda a comunidade escolar, o que é comprovado pelo incremento no número de internações hospitalares, que tiveram acréscimo de 161,5% nos últimos dias.

Não há vacinas para todos, como tem sido demonstrado no reduzido número de pessoas que têm acesso a imunização, quadro que é agravado pelo surgimento de novas cepas de coronavírus.

Da mesma forma, não há estrutura para atendimento médico suficiente para garantir a segurança necessária à saúde da comunidade escolar, ambiente apontado por especialistas como propício à contaminação. A Prefeitura está temporariamente dispensada do recolhimento das contribuições previdenciárias desde o início da pandemia, sendo milhões de reais que pertencem aos servidores e que estão sendo utilizados para outros fins.

Agora, os servidores são colocados em maior risco de contaminação, sem ao menos terem direito à vacinação.

Nenhuma vida pode ser perdida no retorno presencial, seja dos municipários, seja da comunidade escolar, situação que não está sendo garantida neste momento, portanto, é impossível compactuar com este retorno.

NÃO ACEITAMOS NENHUMA VIDA A MENOS! ESCOLAS FECHADAS, VIDAS PRESERVADAS!