Profissionais da Educação Infantil (professores e funcionários), dos Ensinos Fundamental e Médio municipal compareceram na mobilização realizada na manhã desta sexta-feira, dia 01/12, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, para protestar e cobrar da Prefeitura, mas mais especificamente da mantenedora da Educação, que é a SMED, dos diversos problemas que têm sido enfrentados e cada vez mais agravados aos profissionais que atuam nas escolas.

Professores e funcionários têm enfrentado agressões verbais e físicas por parte de alguns integrantes da comunidade; desrespeito; desacato; sobrecarga de trabalho tendo em vista o alto número de adoecimentos entre os servidores; falta de reposição para suprir a demanda; e ausência de condições estruturais de trabalho, além da baixa valorização remuneratória destes.

A mobilização e ato de protesto foram organizados pelo Sindicato dos Municipários (SIMP), com convite para a participação dos profissionais da educação, onde escolas poderiam enviar representantes, pois era sem caráter de paralisação.

Um dos fatos que motivaram o ato foram as recentes agressões físicas e verbais contra servidoras da Escola Municipal de Educação Infantil Bernardo de Souza, sem que houvesse uma atitude concreta e objetiva por parte da SMED na defesa das servidoras e na apuração do ocorrido. Sequer as servidoras foram ouvidas para relatarem os momentos tensos por que passaram, com exceção da Direção, que houve chamamento por parte da SMED.

Durante a mobilização, a Direção do SIMP e as servidoras agredidas ingressaram na sede da SMED e exigiram a elaboração de uma ata com o registro dos fatos que aconteceram na EMEI Bernardo de Souza, eis que até este momento não tinham sido chamadas pela Secretaria.