A Direção do Sindicato dos Municipários, acompanhada de alguns funcionários da Secretaria de Assistência Social (SAS), reuniram-se com o titular da pasta, Tiago Bündchen, onde foram tratados temas relacionados a condições de trabalho e aos funcionários.

Foram apontados ao Secretário diversos problemas e dificuldades enfrentados pelos servidores, como condições estruturais de alguns prédios, falta de pessoal e de formação e técnicas de sistemas de contenção a usuários, uniformes e coletes, não pagamento de insalubridade ou risco de vida a determinados servidores ocupantes de mesmo emprego ou cargo que já o recebem, insegurança e baixa remuneração.

O Secretário por sua vez reconhece que há várias situações que precisam ser resolvidas, às quais algumas são de resolução da própria Secretaria e outras dependendo de instância superior do Executivo. Informou que algumas medidas já estão sendo tomadas, entre estas a retomada dos cursos de capacitação aos servidores e também específicos aos usuários; que o Centro Pop mais a Casa de Passagem irão para um prédio alugado com boa localização e melhores condições estruturais às atuais; da mesma forma, está sendo estudado o mesmo para o prédio da SAS, ir para um outro local alugado, porém com maior infraestrutura.

Informou ainda que o atual prédio do CRAS Fragata irá para um outro local com uma condição de melhor atender aos usuários e de trabalho para os servidores; também em relação ao CRAS Três Vendas, que está ainda sendo buscado um novo local que seja mais adequado aos serviços ali prestados; que alguns locais já estão recebendo novos mobiliários, computadores e armários.

Tiago Bündchen reconhece que a SAS necessita de um número maior de servidores e que pelo excelente trabalho que é desenvolvido por estes, já que lidam diretamente com a população em situação de vulnerabilidade social, merecem melhor remuneração e igualdade dentre aqueles que recebem algum tipo de adicional, como risco de vida ou insalubridade, porém, isto depende do Executivo, onde se soma aos esforços da categoria e SIMP para tentarem buscar tais melhorias.

O SIMP pretende no próximo ano, dando continuidade às assembleias de segmentos específicos, realizar assembleia com os trabalhadores da Assistência Social.