O Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP), havia protocolado requerimento dirigido à Prefeita Paula Mascarenhas, na segunda-feira da semana passada, dia 13/05,  para que intercedesse junto ao BANRISUL a fim de que suspendesse por 120 dias o pagamento das prestações dos empréstimos consignados dos servidores municipais de Pelotas, nos mesmos moldes que a Instituição anunciou a todos os servidores públicos estaduais (dos Três Poderes), como forma de apoiar a população do Rio Grande do Sul atingida pelas chuvas.

Diante deste movimento, o BANRISUL anunciou para todo o Estado do Rio Grande do Sul que, além dos servidores estaduais, também estenderia a suspensão do pagamento dos empréstimos consignados a servidores municipais. Porém, tal medida vale apenas para as Prefeituras que têm a folha de pagamento na Instituição (que é o caso de Pelotas), e cujos prefeitos façam contato com o gerente local.

Ao mesmo tempo, o SIMP recebeu informações oficiais do Governo Municipal, via contato telefônico, por meio de Tavane de Moraes Krause,  Coordenadora de Transparência e Controle Interno – CTCI que, em nome da Prefeita Paula Mascarenhas, disse que desde o envio do Ofício do Sindicato, já estava o Executivo fazendo contato junto ao Banrisul, a fim de viabilizar aos servidores municipais a suspensão do desconto dos empréstimos consignados nos mesmos moldes da concessão estendida aos servidores estaduais.

Tavane informa que Executivo e Banrisul estão em processo de formalização das instruções e sistemas, e que em breve irão formalizar ao SIMP com total completude para repassar aos Municipários. Já no que se refere aos demais Bancos que têm convênio com a Prefeitura para fins de empréstimos consignados, o Executivo também já iniciou contato com estes na tentativa de buscar o mesmo pleiteado ao Banrisul, todavia, foi salientado que há especificidades neste processo, e alguns dependem de normativa Federal.

O SIMP esclarece que independentemente do que for concedido pelo BANRISUL ou via também outros Bancos se trata de mera concessão da Instituição, e não de um direito ou algo assegurado em Lei aos servidores, logo, ainda não se tem conhecimento do que virá a ser oferecido, se exatamente nos mesmos moldes dos servidores estaduais, com suspensão por 120 dias do pagamento dos empréstimos consignados. Também se ressalva que qualquer coisa que neste momento esteja disponível aos servidores municipais tanto via aplicativo do Banco ou diretamente nas agências, se trata de um produto do BANRISUL, o que pode ou não ser acessado, mas que não se confunde com o que está sendo solicitado pelo SIMP e tentado via negociação pela Prefeitura.

Tão logo o SIMP tenha as informações conclusivas e oficiais sobre o que será disponibilizado aos servidores municipais, diante da intermediação da Prefeitura para com o BANRISUL, serão divulgadas nas mídias oficiais da entidade.