BANRISUL

Desde sábado (08/06) e permanecendo até o momento (quarta, 12/06), servidores não têm conseguido aderir via App do BANRISUL à suspensão por seis meses do desconto dos empréstimos consignados, dando uma mensagem de “Aviso! Serviço indisponível.”

O Sindicato repassou já desde sábado tal problema ao Executivo, para que este intervisse junto ao BANRISUL. A resposta que o Banco deu na segunda-feira (10/06), foi de que o sistema do App para a opção de suspensão dos empréstimos consignados está com problema, passa por instabilidade, por isso está desativado momentaneamente para TODOS os municípios, mas não havia sido dado um prazo para a solução.

Logo, o SIMP solicitou ao Executivo cobrar do BANRISUL uma data de previsão, correção, e ampliação do prazo para a operação quando estiver novamente disponibilizada, o que a Prefeitura já o fez.

Porém, agora neste momento (quarta, 12/06, 11h30), o Sindicato teve contato com  Tavane de Moraes Krause,  Coordenadora de Transparência e Controle Interno – CTCI que, em nome da Prefeita Paula Mascarenhas, tem respondido a todos os questionamentos do SIMP desde o início da operação. A informação por ela recentemente trazida, foi de que as superintendências do BANRISUL em todo o Estado estão em reunião na busca de soluções e orientações concretas, haja vista que o problema se dá em TODOS os municípios, pois não se trata de algo isolado com Pelotas, mas a princípio haverá uma posição ou retorno até o fim da tarde de hoje.

DEMAIS BANCOS

-Caixa Econômica Federal: estão nos últimos ajustes (Prefeitura e Banco), assim que a operação for homologada, serão informadas todas as condições;

-Sicredi: será necessário ir pessoalmente até às agências da Cooperativa para formalizar a solicitação de repactuação/prorrogação do empréstimo consignado.

A partir da solicitação do servidor, será repactuada a negociação para as operações de crédito consignado, com a carência adequada para cada caso, de, no máximo, 90 dias.

A taxa de juros do contrato original será mantida e haverá aumento de parcelas no final da operação, mas o atendimento se dará caso a caso, de forma individualizada;

-Santander: haverá prorrogação automática a partir deste mês, por 120 dias. Quem quiser refinanciamento, também terá o 1º pagamento em 120 dias.

A Prefeitura de Pelotas e todas as demais que têm convênio com este Banco, receberão o ofício no dia 18/06, formalizando e comunicando oficialmente as condições, sendo que o que se tem neste momento são adiantamento de algumas informações, portanto, é necessário aguardar a conclusão e posterior divulgação;

-Bradesco: ainda em processo de formalização dos termos.

Por fim, o SIMP reitera a orientação de que se aguarde as conclusões dos processos de formalização das Instituições Bancárias com a Prefeitura, onde a partir daí se terão informações mais precisas quanto aos procedimentos a serem adotados pelos servidores.