Ao final da tarde de ontem (27/06) a Prefeitura de Pelotas divulgou em seu site informativo a respeito das orientações do Banco BANRISUL aos servidores municipais no que se refere à suspensão dos empréstimos consignados.

O BANRISUL recentemente firmou acordo com o Ministério Público (MP), disponibilizando novas condições. Agora, os servidores que residem em áreas atingidas pela enchente de maio podem aderir, até dia 10/07, à prorrogação por 04 parcelas (maio, junho, julho e agosto) sem encargos ou pela adesão à modalidade de 06 meses, com encargos diluídos ao longo do contrato (no App BANRISUL, estas duas condições só aparecerão para aqueles servidores que tiveram as suas residências diretamente atingidas e que se encontram no mapeamento da Prefeitura).

Àqueles que se enquadram na situação acima citada, devem ter domicílio e residência em município em estado de calamidade e possuir endereço e domicílio, cadastrado no BANRISUL, até maio, em local considerado diretamente atingido, conforme Mapa Único do Rio Grande do Sul (MUP).

Os servidores municipais não diretamente atingidos pela enchente, que já realizaram até o dia 16/06 na adesão de suspensão de 06 meses com encargos diluídos ao longo do contrato, estão recebendo a devolução da parcela descontada do consignado do mês de maio desde o dia 21/06, porém, vários ainda não receberam e, para estes, o BANRISUL afirma que as operações que ainda não foram devolvidas serão concluídas em breve.

No momento, está disponibilizada novamente no App BANRISUL, até o dia 10/07, a opção de adesão de suspensão de 06 meses com encargos diluídos ao longo do contrato, mas lembrando que quem já aderiu a esta opção cujo prazo anterior era até 16/06, não precisa confirmá-la agora. Quem porventura em nenhum momento aderiu à opção dos 06 meses, poderá, caso assim o tenha feito, permanecer com a possibilidade inicial que foi a suspensão de 04 meses com repactuação a pagar em 36 vezes, ou optar pela condição agora apresentada (até 10/07, em 06 meses).

No caso de adesão até 10/07 desta suspensão de 06 meses, o prazo se referirá aos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro, porém, como a folha de junho está fechada, haverá no seu pagamento no quinto dia útil de julho, o desconto do consignado do mês de junho, onde o BANRISUL posteriormente creditará a devolução de tal  parcela no prazo de até dez dias a partir do encerramento do período de adesão (até 20/07).

CAMINHO NO APP:

Opção Empréstimos > Reconstruir RS > Crédito Consignado Municipal, clicar na declaração que aceita a prorrogação nas condições apresentadas > Confirmar Solicitação.