A partir da disponibilização do contracheque de setembro, mas referente ao pagamento neste mês, o SIMP recebeu diversas informações de servidores que constataram desconto de empréstimo consignado do BANRISUL, alguns em parte do valor que seria a prestação, outros na integralidade, porém, tanto numa situação quanto em outra, não deveria ainda haver desconto neste sentido, haja vista que seria o quinto mês de um total de seis meses de suspensão do mesmo.

Por contato telefônico, o presidente do SIMP, Tiago Botelho Domingues, obteve informações de Tavane de Moraes Krause, Coordenadora de Transparência e Controle Interno – CTCI da Prefeitura Municipal, no sentido de que realmente ocorreram tais descontos, conforme arquivos provenientes do BANRISUL, mediante o sistema de consignações e que, por sua vez, a SARH extrai a informação para lançamentos, sendo que a Prefeitura não tem histórico e inteiro teor das negociações, havendo uma relação cliente X Banco, logo, a folha de pagamento é elaborada segundo tais arquivos originados pela instituição bancária, para que os descontos sejam efetivados.

Tavane reportou ao Secretário da SARH, Lúcio Janes, e à Gerência do BANRISUL os apontamentos do SIMP, cobrando esclarecimentos e solução. Num primeiro momento, ela obteve retorno da SARH de que a equipe da Secretaria está em contato permanente com a Gerência do BANRISUL e que a instituição está mobilizada trabalhando nesta situação, para identificar causa e promover soluções.

Por fim, Tavane orienta que, por prudência, com fins de evitar deslocamentos e desgastes desnecessários, que os servidores aguardem a manifestação oficial do BANRISUL junto à Prefeitura para aí sim poderem adotar as medidas apontadas.