O Sindicato dos Municipários de Pelotas – SIMP vem a público manifestar sua preocupação e repúdio às tentativas de exposição indevida de servidora municipal de carreira (efetiva), especialmente quando houve gravação não autorizada por nenhum dos presentes em reunião formal e profissional para tratar de um assunto de interesse geral da comunidade pelotense.

Reafirmamos que todos os servidores, assim como qualquer cidadão, têm o direito de opinar e se manifestar a respeito da gestão pública, tanto sobre o Poder Executivo quanto Legislativo, inclusive por meio de críticas, desde que respeitados os limites legais e éticos.

Tal direito não pode, em hipótese alguma, ser utilizado como justificativa para constrangimentos, perseguições ou para a promoção de linchamentos morais e midiáticos.

Essa prática tem um efeito nocivo de censura velada, capaz de inibir novas manifestações e sufocar o debate legítimo e democrático no serviço público.

Alertamos que a ampla exposição na imprensa, redes sociais e outros espaços, atinge a dignidade da servidora, um histórico de anos de prestação de serviço municipal e compromete a integridade das instituições públicas.

O SIMP reforça que acompanhará de perto a situação para garantir que os direitos dos servidores sejam respeitados, de modo que nenhum trabalhador seja punido ou publicamente desmoralizado.

Seguiremos atentos e firmes na defesa dos direitos, da dignidade de todos os servidores municipais, na luta por um ambiente de trabalho livre, participativo e sem medo de represálias.