O SIMP realizou na manhã desta sexta-feira, 12/09, assembleia exclusiva dos seus associados integrantes do Plano “SAÚDE MAIOR”, tendo por local o salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas (STICAP). A pauta se referiu a esclarecimentos, informações, acerca da proposta do SAÚDE MAIOR quanto ao reajuste deste ano, e demais encaminhamentos.

Na assembleia, a Direção do SIMP esclareceu que o Contrato (Plano) de Assistência à Saúde é COLETIVO, ou seja, o contratante é o Sindicato, mas a adesão é individual por parte do associado. Porém, esse Contrato coletivo é de LIVRE NEGOCIAÇÃO, onde o reajuste anual de contraprestação econômica NÃO é fixado/limitado ao percentual determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) às Operadoras de Planos de Saúde que têm contratos individualmente com seus clientes.

O SAÚDE MAIOR encaminhou documento à Direção do SIMP, demonstrando que para manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, era necessário um reajuste de 18% para recompor os custos assistenciais, porém, diante das dificuldades econômicas que impactam a todos, definiram por apresentar uma proposta reduzida da pretensão inicial, sendo então na ordem de 10% nas mensalidades.

A Direção do SIMP apresentou diversos dados e números ao SAÚDE MAIOR, apontando que os 10% de reajuste proposto era alto, referente a alguns elementos como a data-base dos Municipários neste ano, onde o reajuste ficou em 6,20%, além de que os planos de saúde individuais e familiares (não coletivos), tiveram reajuste determinado pela ANS em 6,06%, e a inflação acumulada dos últimos 12 meses do IPCA, ficando em 5,13%, ou seja, entendendo-se como justo um reajuste de no máximo 7%.

No entanto, mesmo diante dos argumentos apresentados pela Direção do SIMP neste sentido, o SAÚDE MAIOR manteve a sua proposta de 10%, que foi submetida a assembleia realizada nesta sexta.

Mesmo assim, a Assessoria Jurídica do SIMP foi consultada, e apontou que não há ilegalidade ou impeditivo naquilo que o SAÚDE MAIOR propôs. Também foi ressaltado pelos presentes o descontentamento e insatisfação com o Plano de Saúde desde o ano passado, onde foi implementada cobrança de coparticipação naquilo que antes se tinha cobertura total, inclusive atingindo até usuários de tratamentos oncológicos de alto custo, onerando-os excessivamente e o que vem sendo alvo de ações judiciais individuais através da assessoria jurídica do SIMP.

Então, sob pena de extinguir o contrato, ou ter a aplicação do índice originalmente proposto, restou como única possibilidade o reajuste de 10%, sendo votado e aprovado pelos presentes na assembleia.

O índice de reajuste aprovado pela plenária terá incidência com referência ao mês de setembro de 2025.