O Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) realizou assembleia geral na manhã desta sexta-feira (14/11), lotando as dependências do auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, onde tratou de como se darão daqui pra frente os trabalhos, composição dos grupos, dinâmicas, acerca dos estudos para construção de um Plano de Carreira a todos os servidores municipais.

Inicialmente, através de dois telões instalados, foi reproduzido um vídeo produzido pelo SIMP em 2011, com o tema da campanha “MUDAR ESTA REALIDADE: COMPROMISSO DE TODOS” (CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR), onde os personagens foram os próprios servidores municipais, além de outros participantes de movimentos sindicais e sociais, o que na época retratou sobre as dificuldades sofridas, o adoecimento, desvalorização, falta de um plano de carreira, enfim, somente unindo a categoria, fortalecendo o Sindicato e fazendo a luta é que isso poderia modificar.

O contexto do vídeo foi de demonstrar que mesmo 14 anos após sua divulgação, atualmente muito retrata ainda tal realidade vivenciada pelos Municipários, mas que chegou agora de fato o momento de virar esta página. Muitos dos presentes na assembleia se emocionaram durante a reprodução.

Após isso, através de slides (CLIQUE AQUI PARA VER A PRESENTAÇÃO), foi feita uma explanação histórica da legislação e composição do quadro geral de servidores até os dias de hoje, com distorções e desigualdades, demonstrando aspectos remuneratórios e suas alterações, fazendo assim necessário criar um instrumento coletivo, através de critérios nítidos e definidos, onde tod@s possam evoluírem, progredirem, tanto por tempo de serviço bem como por qualificação. Já foram apresentados por duas vezes propostas de Plano de Carreira construídas pelo SIMP e categoria: uma em 2004 e outra em 2009, sendo que ao longo dos Governos, estes não se dispuseram ou priorizaram tal pauta.

Ao final da apresentação, foi informado pela direção do SIMP que a partir desta assembleia será realizada uma série de assembleias específicas, de todas as Secretarias, para que nelas se retire os Grupos de Trabalho (GT’s), escolhidos pelos próprios pares presentes e, estes em conjunto com o Sindicato, tratarão dos estudos.

Será necessário àqueles que desejarem se colocar à disposição para compor os GT’s, até a realização da sua assembleia específica, estarem sócios do SIMP, caso já não o sejam.

O objetivo é que no ano de 2026 se concluam todos os trabalhos, estudos, se chegue a uma aprovação final entre a categoria e Executivo, para que se possa usufruir dos efeitos financeiros em 2027.