O Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) recebeu resposta da Secretária de Recursos Humanos, Carla da Silva Cassais, quanto a questionamento apresentado pela entidade a respeito do efetivo pagamento de vantagens por tempo de serviço a quem de direito durante o período da pandemia (período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021) completou mais um avanço de 3,5% a cada 3 anos, gratificação de 15% a cada 15 anos e gratificação de 25% a cada 25 anos.

Na resposta recebida pelo SIMP, a Secretária Carla Cassais informa que para cumprir a determinação legal foi criada uma ocorrência denominada “Adiciona Tempo de Serviço – LC 226/26”, a qual já se encontra lançada para os servidores a partir da folha de fevereiro/2026, com recebimento de avanços e adicionais por tempo de serviço para quem tem direito, com pagamento nesta quinta-feira, dia 5 de março.

No mesmo documento, quanto ao pagamento dos valores retroativos, informa que já estão sendo realizados estudos para elaboração de lei municipal, respeitada a disponibilidade orçamentária anual, informando ainda que, para o desenvolvimento desta legislação, é indispensável o impacto financeiro de todo o período citado, o que demanda alta complexidade de desenvolvimento.

Os servidores que ainda estavam na ativa durante a pandemia e que vieram a se aposentar posteriormente (e que tinham direito), também dependem desta lei municipal a ser criada e aprovada para depois a Prefeitura informar a forma de pagamento a estes.