20250912_100222

REAJUSTE PLANO SAÚDE MAIOR: SIMP REALIZA ASSEMBLEIA COM SÓCIOS

O SIMP realizou na manhã desta sexta-feira, 12/09, assembleia exclusiva dos seus associados integrantes do Plano “SAÚDE MAIOR”, tendo por local o salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas (STICAP). A pauta se referiu a esclarecimentos, informações, acerca da proposta do SAÚDE MAIOR quanto ao reajuste deste ano, e demais encaminhamentos.

Na assembleia, a Direção do SIMP esclareceu que o Contrato (Plano) de Assistência à Saúde é COLETIVO, ou seja, o contratante é o Sindicato, mas a adesão é individual por parte do associado. Porém, esse Contrato coletivo é de LIVRE NEGOCIAÇÃO, onde o reajuste anual de contraprestação econômica NÃO é fixado/limitado ao percentual determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) às Operadoras de Planos de Saúde que têm contratos individualmente com seus clientes.

O SAÚDE MAIOR encaminhou documento à Direção do SIMP, demonstrando que para manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, era necessário um reajuste de 18% para recompor os custos assistenciais, porém, diante das dificuldades econômicas que impactam a todos, definiram por apresentar uma proposta reduzida da pretensão inicial, sendo então na ordem de 10% nas mensalidades.

A Direção do SIMP apresentou diversos dados e números ao SAÚDE MAIOR, apontando que os 10% de reajuste proposto era alto, referente a alguns elementos como a data-base dos Municipários neste ano, onde o reajuste ficou em 6,20%, além de que os planos de saúde individuais e familiares (não coletivos), tiveram reajuste determinado pela ANS em 6,06%, e a inflação acumulada dos últimos 12 meses do IPCA, ficando em 5,13%, ou seja, entendendo-se como justo um reajuste de no máximo 7%.

No entanto, mesmo diante dos argumentos apresentados pela Direção do SIMP neste sentido, o SAÚDE MAIOR manteve a sua proposta de 10%, que foi submetida a assembleia realizada nesta sexta.

Mesmo assim, a Assessoria Jurídica do SIMP foi consultada, e apontou que não há ilegalidade ou impeditivo naquilo que o SAÚDE MAIOR propôs. Também foi ressaltado pelos presentes o descontentamento e insatisfação com o Plano de Saúde desde o ano passado, onde foi implementada cobrança de coparticipação naquilo que antes se tinha cobertura total, inclusive atingindo até usuários de tratamentos oncológicos de alto custo, onerando-os excessivamente e o que vem sendo alvo de ações judiciais individuais através da assessoria jurídica do SIMP.

Então, sob pena de extinguir o contrato, ou ter a aplicação do índice originalmente proposto, restou como única possibilidade o reajuste de 10%, sendo votado e aprovado pelos presentes na assembleia.

O índice de reajuste aprovado pela plenária terá incidência com referência ao mês de setembro de 2025.

WhatsApp Image 2025-09-09 at 10.38.28 (1)

SIMP CONVOCA ASSEMBLEIA DOS(AS)ASSOCIADOS(AS) QUE POSSUEM O PLANO DE SAÚDE “SAÚDE MAIOR” (12/09/25)

O SIMP informa exclusivamente aos seus associados(as) integrantes do Plano de Saúde “Saúde Maior”, acerca de convocação de assembleia específica, a realizar-se no dia 12/09 (próxima sexta-feira), com primeira chamada às 9h e segunda chamada às 9h30, tendo por local o salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas (STICAP), situado à Rua Almirante Barroso nº 3.124.

A pauta se refere a esclarecimentos, informações, acerca da proposta do Plano Saúde Maior quanto ao reajuste deste ano, e demais encaminhamentos.

O edital de convocação foi publicado (terça, 09/09) no jornal online “DIÁRIO DA MANHÔ.

couro

ASSOCIADOS(AS) DO SIMP – FEIRA DO COURO (10, 11 E 12/09): JAQUETAS, SAIAS, BOLSAS, MOCHILAS, CARTEIRAS E CINTOS

O Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP), através da parceria com a Fábrica COUCHELI (Ivoti-RS), estará promovendo aos seus associados(as) a FEIRA DO COURO (masculino e feminino), com mostra de jaquetas, saias, bolsas, mochilas, carteiras e cintos, nos dias 10, 11 e 12/09 (quarta, quinta e sexta-feira), em uma grande unidade móvel estacionada em frente ao SIMP, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
1
Os artigos em couro durante tais dias estarão expostos à venda para os(as) associados(as), podendo ser parcelado em até 10x, tanto para desconto em folha (consignado) bem como nos cartões de crédito VISA, MASTERCARD, HIPERCARD, ELO, DINERS CLUB INTERNATIONAL e AMERICAN EXPRESS.

WhatsApp Image 2025-08-13 at 15.08.21 (1)

SIMP INFORMA SOBRE PARALISAÇÃO NACIONAL NOS DIAS 10 E 11/09 CONVOCADA PELO SINDICATO DOS SERVIDORES FEDERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SINASEFE)

O SIMP informa que a Paralisação Nacional nos dias 10 e 11/09 se refere à uma convocação específica do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação básica, profissional e tecnológica (SINASEFE), contra a Reforma Administrativa que está sendo articulada pelo Congresso Nacional, a qual poderá atingir todas as esferas de servidores públicos (federais, estaduais e municipais) e em todas as áreas (não só os da Educação).
1
Logo, não se trata de uma convocação geral nacional com Paralisação dos servidores públicos das três esferas, seja pelas Centrais Sindicais ou até pelos Sindicatos específicos.
1
Por isso, o SIMP nestes dias 10 e 11/09 NÃO está convocando a categoria dos Municipários para tal Paralisação anunciada pelo SINASEFE.
1
O que não se confunde com o devido acompanhamento e preocupação do tema que vêm sendo tratados pelo SIMP e vários outros Sindicatos, filiados à CUT, os quais no momento não indicaram uma Paralisação devido ao texto da Proposta de Emenda Constitucional ainda não ter sido finalizado e disponibilizado, para que se possa fazer um enfrentamento mais contundente.
1
O SIMP reforça que quando se tratar de chamar a categoria dos Municipários para Mobilizações, Paralisações e demais atividades, o fará através de divulgação nas suas mídias.
  • Últimos Vídeos

    VÍDEO DO DEBATE DO SIMP COM OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE PELOTAS (06/11/2020)
  • Sugestões

    Sugestões