LOGO SIMP

PLANO DE CARREIRA: PRIMEIRA REUNIÃO ENTRE SIMP E EXECUTIVO NESTA SEXTA (19/09)

Será nesta sexta-feira, dia 19, às 9h, no Paço Municipal, a primeira reunião entre Sindicato dos Municipários de Pelotas e o Executivo Municipal, para dar início aos estudos sobre o plano de carreira geral da categoria, envolvendo servidores de todo o quadro da Prefeitura, sejam Celetistas e Estatutários.

No período de data-base foi respondido ao SIMP pelo Executivo de que a primeira reunião entre as partes ocorreria até o final do mês de agosto deste ano. A Direção entrou em contato com o Governo para saber da data mais especificamente, onde devido a problemas de agendamentos e compromissos da Prefeitura, resultou no agendamento para amanhã. O Executivo havia apontado a reunião para este mês, entre os dias 15 a 19.

O objetivo da reunião será compreender como se darão os trabalhos por parte do Executivo junto ao SIMP, sendo que por parte do Sindicato se dará uma série de assembleias específicas para escolha dos grupos de trabalho, suas composições, formas de atuação, que em breve a entidade informará todos os critérios necessários para quem quiser se disponibilizar e ter seu nome avaliado e aprovado na respectiva assembleia do seu segmento.

A definição de um novo plano de carreira, abrangendo a totalidade dos servidores municipais, é uma antiga reivindicação da categoria, ficando estabelecida sua estruturação entre os itens acordados na última negociação referente à data-base dos municipários.

20230901_150641

SIMP PROMOVE BINGO COM SÓCIOS APOSENTADOS NA TARDE DESSA QUINTA-FEIRA (18/09)

O Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) estará realizando atividade de lazer e confraternização com os servidores municipais já aposentados e sócios do SIMP, na tarde do dia 18 de setembro (quinta-feira), a partir das 14h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Pelotas, Rua Almirante Barroso nº 3.124, próximo à Avenida Domingos de Almeida.

A atividade será de um bingo gratuito com distribuição de prêmios, acompanhado de chá, refrigerante, bolo e salgadinhos.

Conforme o presidente do SIMP, Tiago Botelho Domingues, o objetivo é de integrar estes servidores aposentados no dia a dia do sindicato. “São pessoas que contribuíram em muito com seus serviços para o Município e que merecem nosso reconhecimento e atenção”, salienta.

20250911_154159

DATA-BASE TRABALHADORES DA ETERPEL: SIMP REÚNE-SE COM EXECUTIVO

A Direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP), sua assessoria jurídica e representação dos trabalhadores reuniram-se com o Executivo Municipal (Secretaria de Recursos Humanos – SRH, Procuradoria e Unidade Central de Controle Interno – UCCI) e Direção da Empresa do Terminal Rodoviário de Pelotas (ETERPEL), na última quinta-feira à tarde (11/09), para tratar do último ítem pendente do processo de data-base, que era do pagamento da complementação do piso regional estadual, haja vista que por grande parte destes já receberem complementação para atingirem o mínimo nacional.

O encontro teve o objetivo de confirmar se haveria ou não necessidade de legislação específica a ser criada para tal pagamento, o que foi explicado ao SIMP que não, logo, cabendo à Direção da ETERPEL a organização necessária para os pagamentos não só do reajuste concedido bem como das diferenças da complementação do piso regional estadual, além do reajuste do vale-alimentação, tudo com retroatividade a maio.

O Diretor-Presidente da ETERPEL, Afrânio Silva, afirmou que ainda neste mês de setembro, serão pagos os salários já reajustados em 6,20%, vindo também a diferença para a complementação do piso regional estadual referente ao mês de maio, e que nos meses de outubro, novembro e dezembro, virão tais diferenças respectivamente aos meses de junho, julho e agosto.

Quanto ao vale-alimentação, ainda no mês de setembro, virá já com reajuste de 6,20%, porém, as diferenças retroativamente aos meses de maio, junho, julho e agosto, serão pagas em parcelas ainda a confirmar, dependendo da disponibilidade financeira, mas que segundo Afrânio, será possível em menos vezes do que o  necessário para o pagamento da complementação do piso regional estadual.

Com relação ao vale-alimentação, os trabalhadores da ETERPEL também foram contemplados com o pagamento quando dos afastamentos legais de saúde e licenças paternidade e maternidade.

“Ficamos felizes por termos alcançado estas conquistas para os trabalhadores da ETERPEL, nos mesmos moldes que foi para a Administração Direta, confirmando um trabalho de representatividade do SIMP a estes, já há vários anos”, comemora o presidente do Sindicato, Tiago Botelho Domingues.

20250912_100222

REAJUSTE PLANO SAÚDE MAIOR: SIMP REALIZA ASSEMBLEIA COM SÓCIOS

O SIMP realizou na manhã desta sexta-feira, 12/09, assembleia exclusiva dos seus associados integrantes do Plano “SAÚDE MAIOR”, tendo por local o salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas (STICAP). A pauta se referiu a esclarecimentos, informações, acerca da proposta do SAÚDE MAIOR quanto ao reajuste deste ano, e demais encaminhamentos.

Na assembleia, a Direção do SIMP esclareceu que o Contrato (Plano) de Assistência à Saúde é COLETIVO, ou seja, o contratante é o Sindicato, mas a adesão é individual por parte do associado. Porém, esse Contrato coletivo é de LIVRE NEGOCIAÇÃO, onde o reajuste anual de contraprestação econômica NÃO é fixado/limitado ao percentual determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) às Operadoras de Planos de Saúde que têm contratos individualmente com seus clientes.

O SAÚDE MAIOR encaminhou documento à Direção do SIMP, demonstrando que para manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, era necessário um reajuste de 18% para recompor os custos assistenciais, porém, diante das dificuldades econômicas que impactam a todos, definiram por apresentar uma proposta reduzida da pretensão inicial, sendo então na ordem de 10% nas mensalidades.

A Direção do SIMP apresentou diversos dados e números ao SAÚDE MAIOR, apontando que os 10% de reajuste proposto era alto, referente a alguns elementos como a data-base dos Municipários neste ano, onde o reajuste ficou em 6,20%, além de que os planos de saúde individuais e familiares (não coletivos), tiveram reajuste determinado pela ANS em 6,06%, e a inflação acumulada dos últimos 12 meses do IPCA, ficando em 5,13%, ou seja, entendendo-se como justo um reajuste de no máximo 7%.

No entanto, mesmo diante dos argumentos apresentados pela Direção do SIMP neste sentido, o SAÚDE MAIOR manteve a sua proposta de 10%, que foi submetida a assembleia realizada nesta sexta.

Mesmo assim, a Assessoria Jurídica do SIMP foi consultada, e apontou que não há ilegalidade ou impeditivo naquilo que o SAÚDE MAIOR propôs. Também foi ressaltado pelos presentes o descontentamento e insatisfação com o Plano de Saúde desde o ano passado, onde foi implementada cobrança de coparticipação naquilo que antes se tinha cobertura total, inclusive atingindo até usuários de tratamentos oncológicos de alto custo, onerando-os excessivamente e o que vem sendo alvo de ações judiciais individuais através da assessoria jurídica do SIMP.

Então, sob pena de extinguir o contrato, ou ter a aplicação do índice originalmente proposto, restou como única possibilidade o reajuste de 10%, sendo votado e aprovado pelos presentes na assembleia.

O índice de reajuste aprovado pela plenária terá incidência com referência ao mês de setembro de 2025.

  • Últimos Vídeos

    VÍDEO DO DEBATE DO SIMP COM OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE PELOTAS (06/11/2020)
  • Sugestões

    Sugestões