11016080_748629375251466_281636212088369252_n-Cópia - Copia

ATENÇÃO – ATUALIZAÇÃO BANRISUL (SEXTA-FEIRA, 28/06): SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

Ao final da tarde de ontem (27/06) a Prefeitura de Pelotas divulgou em seu site informativo a respeito das orientações do Banco BANRISUL aos servidores municipais no que se refere à suspensão dos empréstimos consignados.

O BANRISUL recentemente firmou acordo com o Ministério Público (MP), disponibilizando novas condições. Agora, os servidores que residem em áreas atingidas pela enchente de maio podem aderir, até dia 10/07, à prorrogação por 04 parcelas (maio, junho, julho e agosto) sem encargos ou pela adesão à modalidade de 06 meses, com encargos diluídos ao longo do contrato (no App BANRISUL, estas duas condições só aparecerão para aqueles servidores que tiveram as suas residências diretamente atingidas e que se encontram no mapeamento da Prefeitura).

Àqueles que se enquadram na situação acima citada, devem ter domicílio e residência em município em estado de calamidade e possuir endereço e domicílio, cadastrado no BANRISUL, até maio, em local considerado diretamente atingido, conforme Mapa Único do Rio Grande do Sul (MUP).

Os servidores municipais não diretamente atingidos pela enchente, que já realizaram até o dia 16/06 na adesão de suspensão de 06 meses com encargos diluídos ao longo do contrato, estão recebendo a devolução da parcela descontada do consignado do mês de maio desde o dia 21/06, porém, vários ainda não receberam e, para estes, o BANRISUL afirma que as operações que ainda não foram devolvidas serão concluídas em breve.

No momento, está disponibilizada novamente no App BANRISUL, até o dia 10/07, a opção de adesão de suspensão de 06 meses com encargos diluídos ao longo do contrato, mas lembrando que quem já aderiu a esta opção cujo prazo anterior era até 16/06, não precisa confirmá-la agora. Quem porventura em nenhum momento aderiu à opção dos 06 meses, poderá, caso assim o tenha feito, permanecer com a possibilidade inicial que foi a suspensão de 04 meses com repactuação a pagar em 36 vezes, ou optar pela condição agora apresentada (até 10/07, em 06 meses).

No caso de adesão até 10/07 desta suspensão de 06 meses, o prazo se referirá aos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro, porém, como a folha de junho está fechada, haverá no seu pagamento no quinto dia útil de julho, o desconto do consignado do mês de junho, onde o BANRISUL posteriormente creditará a devolução de tal  parcela no prazo de até dez dias a partir do encerramento do período de adesão (até 20/07).

CAMINHO NO APP:

Opção Empréstimos > Reconstruir RS > Crédito Consignado Municipal, clicar na declaração que aceita a prorrogação nas condições apresentadas > Confirmar Solicitação.

11016080_748629375251466_281636212088369252_n-Copia

SIMP ATUALIZA INFORMAÇÕES E PROBLEMAS SOBRE CONSIGNADOS DO BANCO BANRISUL (QUARTA-FEIRA, 26.06.2024)

Clique aqui para ver o vídeo do SIMP sobre atualização (26/06/2024) das informações dos problemas gerados pelo BANRISUL aos servidores municipais de Pelotas/RS, no que se refere à suspensão dos empréstimos consignados.

WhatsApp Image 2024-06-24 at 19.25.36

ATUALIZAÇÃO BANRISUL (NOITE DE SEGUNDA-FEIRA, 24/06): DEVOLUÇÃO DO DESCONTO CONSIGNADO DA FOLHA DE MAIO

O SIMP em contato agora à noite com o Executivo Municipal obteve a informação que alguns servidores que não haviam recebido na última sexta-feira (21/06) a devolução do valor descontado do empréstimo consignado via BANRISUL referente a folha de maio (paga no início de junho), acabaram recebendo hoje (24/06), porém, outros ainda não.

O BANRISUL aponta problemas sistêmicos de operacionalização para concluir.

Para o SIMP, que desde o início do processo da suspensão dos empréstimos consignados têm diariamente acompanhado, cobrado e sendo a única fonte de informação e divulgação acerca do tema, o BANRISUL tem agido com desrespeito aos servidores, gerando grande insatisfação, ao passo das suas informações não estarem se concretizando de forma tempestiva e de acordo com as posições oficiais da Instituição.

O Sindicato continuará cobrando e atualizando as informações, à medida das suas possibilidades.

LOGO LARANJA SIMP

SIMP – ATUALIZAÇÃO (24/06, SEGUNDA-FEIRA): SUSPENSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS DOS DEMAIS BANCOS (EXCEÇÃO AO BANRISUL)

-CAIXA ECONÔMICA FEDERAL:

Suspensão – todos os contratos do convênio Prefeitura e Caixa foram suspensos de pagamento a partir da competência 06/2024 (junho), com duração de 04 meses, devendo ser retomados a partir da competência 10/2024 (outubro). Esse benefício é coletivo e abrangeu todos contratos da Prefeitura de Pelotas junto à Caixa.

Quem não quiser a suspensão deverá procurar sua agência de relacionamento Caixa.

Carência – as novas contratações e renovações poderão ser formalizadas com carência de até 06 meses para o primeiro pagamento, sendo a adesão individual, por servidor, indo pessoalmente à agência de relacionamento Caixa;

-BRADESCO: 120 dias de suspensão do pagamento de empréstimos consignados a todos os contratos do convênio Prefeitura e Bradesco (benefício coletivo), a partir de 06/2024 (junho).

Quem não quiser a suspensão deverá procurar sua agência de relacionamento Bradesco;

-BANCO DO BRASIL: está implantando algumas medidas para os servidores ativos e inativos de Pelotas, como por exemplo a suspensão de até 02 meses do pagamento de empréstimos consignados, mantendo o mesmo valor de parcela e a mesma quantidade de parcelas restantes, não havendo nenhum ônus aos clientes. Também será oferecida carência de 06 meses em operações de renovação e novas contratações;

-SICREDI: será necessário ir pessoalmente até a agência de relacionamento da Cooperativa para formalizar a solicitação de repactuação/prorrogação do empréstimo consignado, observado o prazo de vencimento das parcelas. Esse atendimento se faz necessário, tendo em vista o sistema disponível na Cooperativa e também em cada Prefeitura da nossa região.

Somente poderão ser efetivadas as prorrogações cujos servidores formalizarem o pedido diretamente nas agências Sicredi;

-SANTANDER: haverá prorrogação automática a partir deste mês, por 120 dias. Quem quiser refinanciamento, também terá a carência do 1º pagamento em 120 dias.

Quem não quiser a suspensão deverá procurar sua agência de relacionamento Santander.

A Prefeitura de Pelotas ainda aguarda ofício do Banco, formalizando e comunicando oficialmente as condições, sendo que o que se tem neste momento são adiantamento de algumas informações, portanto, é necessário aguardar a conclusão e posterior divulgação.

  • Últimos Vídeos

    VÍDEO DO DEBATE DO SIMP COM OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE PELOTAS (06/11/2020)
  • Sugestões

    Sugestões