processos_judiciais

JURÍDICO DO SIMP INFORMA SOBRE CONCILIAÇÃO EM PRECATÓRIOS ANUNCIADA PELA PREFEITURA

Na última quarta-feira (10/04), a Prefeitura publicou em seu site, matéria intitulada “Parceria com TJRS viabiliza conciliação em precatórios”, conforme link: https://www.pelotas.com.br/noticia/parceria-com-tjrs-viabiliza-conciliacao-em-precatorios,  em que trata da parceria com o Tribunal de Justiça visando realização de acordos em precatórios.

O Edital nº 01/2024 do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, estabelece que entre os dias onze (11) de abril e nove (9) de maio do corrente ano, os credores de precatórios do Município de Pelotas poderão manifestar seu interesse em realizar acordo.

Importante se fazer alguns esclarecimentos, a fim de evitar transtornos ou mesmo frustração de expectativas:

- Primeiro, salienta-se que os Municipários, cujos processos estejam a cargo da assessoria jurídica do SIMP, não precisam preocuparem-se em realizar a manifestação de interesse no acordo, pois essa será feita pelos advogados (não precisam preencher o formulário online constante da matéria da Prefeitura).

- Em segundo lugar, cumpre destacar que nesse momento, o Edital apenas exige que o credor manifeste sua “intenção” em realizar o acordo. O Tribunal oportuniza que TODOS(AS) credores(as) se manifestem, sem analisar nesse momento, qual a situação concreta de cada processo. Portanto, agora será, APENAS, dito se o credor pretende o acordo ou não.

- A manifestação de intenção de realização do acordo não garante a realização deste e não gerando ainda qualquer direito adquirido ao pagamento, se constitui em mera expectativa de direito.

- As PRINCIPAIS INFORMAÇÕES, tais como, a quantia disponibilizada pelo Município para pagamento dos acordos, o valor atualizado de cada processo, quando será pago e em que condições, SOMENTE SERÃO CONHECIDAS EM UM MOMENTO POSTERIOR.

Desde já, entretanto, salientam-se alguns aspectos importantes:

1) se após manifestar a intenção em realizar o acordo e posteriormente optar pela aceitação do que for proposto, aí sim o crédito sofrerá uma redução de 40% (quarenta por cento) do valor do precatório;

2) sobre o valor do acordado, haverá incidência dos descontos legais;

3) sendo realizado o acordo, haverá quitação integral da dívida e renúncia a qualquer discussão acerca dos critérios de cálculo do percentual apurado e do valor devido;

4) nas ações plúrimas, ou seja, aquelas que têm vários autores, os acordos serão sempre individuais;

5) nas ações as quais o SIMP é o autor (ações coletivas), cada credor-substituído decidirá fazer o acordo ou não;

6) o jurídico do SIMP só responde pelos processos em que atuam, não por ações impetradas por outros advogados.

WhatsApp Image 2024-04-16 at 10.51.57

PESSOAL, VAMOS DESCONTRAIR UM POUCO?

Nesta sexta, 19/04, às 22h, na Passarela do Samba, participe do bloco Integração Saúde e Educação.
1
Abadás a venda no SIMP, com desconto em folha.
LOGO LARANJA SIMP

ATENDIMENTO NO SIMP NESTA SEXTA (12/04): HORÁRIO REDUZIDO POR FORÇA MAIOR

O Sindicato dos Municipários de Pelotas informa que o seu horário de atendimento nesta sexta, dia 12, será das 9h às 14h, devido ao falecimento de RUTE LOPES RODRIGUES, mãe da ex-presidente do SIMP, Tatiane Lopes Rodrigues, possibilitando a todos os funcionários e integrantes da Direção, o comparecimento nos atos fúnebres, a fim de solidarizar-se com os familiares.

Na segunda, dia 15, o atendimento retorna ao seu horário normal, das 9h às 16h, sem fechar ao meio dia.

BRASILIA

SIMP ENVIA REPRESENTAÇÃO DA COMISSÃO DO MAGISTÉRIO DA REDE MUNICIPAL PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM BRASÍLIA

O Sindicato dos Municipários de Pelotas informa que uma das representantes da Comissão do Magistério Municipal, eleita em assembleia específica convocada pelo Sindicato e realizada no dia 11/08/2023, Professora Altamira Dias de Souza, que também faz parte do Conselho Deliberativo do SIMP e está vice-presidente do CACS/FUNDEB desde 2023 (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB), estará em Brasília na próxima segunda-feira, dia 15/04, na Audiência Pública que tratará sobre a valorização do Magistério Municipal e Estadual, a qual tem por objetivo debater com os Professores, Deputados, Senadores e outros dirigentes de Entidades vinculadas à Educação.

A referida Audiência será no âmbito da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, a partir das 9h.

Altamira é Professora de Educação Infantil na Prefeitura de Pelotas desde 2016 e anteriormente, de 2010 até 2016, foi Professora de séries iniciais no Estado do Rio Grande do Sul e desde que ingressou no Município sempre esteve nas lutas, não só do Magistério, mas também nas da categoria dos Municipários em geral.

  • Últimos Vídeos

    VÍDEO DO DEBATE DO SIMP COM OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE PELOTAS (06/11/2020)
  • Sugestões

    Sugestões