 
     SIMP: PROBLEMAS NA EMEI DARCY RIBEIRO
17/04/14
 Logo após o incidente com a rede elétrica ocorrido na Escola Municipal de Educação Infantil Darcy Ribeiro, a direção do Sindicato dos Municipários esteve em visita ao local, realizando reunião com professores e funcionários, quando foi apontado que a Escola realizaria, na manhã da terça-feira, encontro com a comunidade escolar para tirar posição conjunta a respeito da interdição e do risco a que estão expostos crianças e funcionários.
Logo após o incidente com a rede elétrica ocorrido na Escola Municipal de Educação Infantil Darcy Ribeiro, a direção do Sindicato dos Municipários esteve em visita ao local, realizando reunião com professores e funcionários, quando foi apontado que a Escola realizaria, na manhã da terça-feira, encontro com a comunidade escolar para tirar posição conjunta a respeito da interdição e do risco a que estão expostos crianças e funcionários.
A direção do Sindicato retornou à Escola na terça-feira, onde os funcionários desta comunicaram que os pais, após votação, decidiram em manter as turmas da escola juntas, ou seja, que caso tenha que ocorrer remoção, a comunidade apontou que todas as turmas permaneçam juntas, com crianças, servidores e professores.
Após esta reunião dos pais, houve encontro com a direção do Simp, onde professores e funcionários definiram por seguir a mesma linha, qual seja, de manter o grupo unido.
O Simp já vem acompanhando o caso há um bom tempo e já tinha realizado relato à Secretaria de Educação a respeito dos riscos existentes no citado educandário. Também identificou que neste momento a Escola não tem condições de manter o atendimento da forma como está.
O Sindicato dos Municipários já enviou requerimento à Secretaria Municipal de Educação e Desporto, com o encaminhamento dado pela comunidade, tanto segmento pais como funcionários e professores, para que este seja respeitado. Por fim, igualmente requereu que seja fornecida cópia do laudo pericial realizado pelo Corpo de Bombeiros na Escola mencionada.
 
     SIMP: TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DEFINEM MOBILIZAÇÃO
10/04/14
 Reunidos em assembleia realizada na quarta-feira à tarde e promovida pelo Sindicato dos Municipários, os trabalhadores municipais em educação decidiram por paralisar as atividades e realizar ato de protesto no próximo dia 24. Na pauta da assembleia foram abordados a mobilização pelo piso do magistério, a contratação milionária da empresa de consultoria Falconi, os encontros Municipal, Estadual e Nacional de Educação e as escolas de lata (containers).
Reunidos em assembleia realizada na quarta-feira à tarde e promovida pelo Sindicato dos Municipários, os trabalhadores municipais em educação decidiram por paralisar as atividades e realizar ato de protesto no próximo dia 24. Na pauta da assembleia foram abordados a mobilização pelo piso do magistério, a contratação milionária da empresa de consultoria Falconi, os encontros Municipal, Estadual e Nacional de Educação e as escolas de lata (containers).
 A informação é da presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues, acrescentando que naquela data além da paralisação os trabalhadores em educação estarão concentrados em frente à Prefeitura onde realizam almoço a partir das 11h, denominado “Carreteiro dos sem…(sem piso, sem mínimo nacional e sem condições de trabalho)”.
A informação é da presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues, acrescentando que naquela data além da paralisação os trabalhadores em educação estarão concentrados em frente à Prefeitura onde realizam almoço a partir das 11h, denominado “Carreteiro dos sem…(sem piso, sem mínimo nacional e sem condições de trabalho)”.
À tarde a atividade será denominada “A Educação vai à Forra”, quando a Prefeitura será forrada com faixas e cartazes denunciando à população o descaso e o desrespeito do Governo Municipal com a nossa educação.
 
     SIMP: ESCOLAS INFANTIS EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES
10/04/14
 Em reuniões e visitas realizadas nos mais diversos setores e escolas do Município a direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) tem constatado diversos problemas que inviabilizam e impedem o desenvolvimento das atividades educacionais.
Em reuniões e visitas realizadas nos mais diversos setores e escolas do Município a direção do Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) tem constatado diversos problemas que inviabilizam e impedem o desenvolvimento das atividades educacionais.
Na Escola Municipal de Educação Infantil Paulo Freire, com endereço na Rua 5, esquina Passeio 2, s/nº, bairro Dunas, em Pelotas, foram constatadas diversas irregularidades e situações que colocam em risco permanente a vida dos trabalhadores e mais especialmente as crianças atendidas no educandário.
 Em várias dependências daquela escola, há problemas como, por exemplo, em uma das salas que atende o maternal “B”, o tamanho da mesma não é suficiente para acomodar em torno de 18 crianças, obrigando a empilhar colchões, mesas e cadeiras, além de brinquedos dentro da própria sala para poder desenvolver as atividades pedagógicas. A referida sala apresenta rachaduras nas paredes, reboco caindo e esfarelando-se, espelho quebrado, parte do rodapé solto, podendo ocasionar riscos às crianças e um ventilador de teto que não funciona desde 2012.
Em várias dependências daquela escola, há problemas como, por exemplo, em uma das salas que atende o maternal “B”, o tamanho da mesma não é suficiente para acomodar em torno de 18 crianças, obrigando a empilhar colchões, mesas e cadeiras, além de brinquedos dentro da própria sala para poder desenvolver as atividades pedagógicas. A referida sala apresenta rachaduras nas paredes, reboco caindo e esfarelando-se, espelho quebrado, parte do rodapé solto, podendo ocasionar riscos às crianças e um ventilador de teto que não funciona desde 2012.
 Já no berçário, que atende crianças de zero a seis anos, toda a pintura e decoração foi feita através de tintas doadas pela comunidade e a mão de obra das próprias professoras e servidoras da escola, há uma grande dificuldade em uma mesma sala trabalhar com crianças com faixas etárias diferentes, isto é, crianças recém nascidas que necessitam de silêncio e descanso para mais tempo de sono, acabe entrando em conflito com crianças de dois anos de idade que já caminham, correm e necessitam de maior interação.
Já no berçário, que atende crianças de zero a seis anos, toda a pintura e decoração foi feita através de tintas doadas pela comunidade e a mão de obra das próprias professoras e servidoras da escola, há uma grande dificuldade em uma mesma sala trabalhar com crianças com faixas etárias diferentes, isto é, crianças recém nascidas que necessitam de silêncio e descanso para mais tempo de sono, acabe entrando em conflito com crianças de dois anos de idade que já caminham, correm e necessitam de maior interação.
Também no mesmo berçário, há uma porta que deveria dar acesso direto ao pátio de recreação para tais crianças, e servir como saída de emergência, o que não ocorre pela mesma estar com grades e totalmente com barras para evitar arrombamentos, já tendo ocorrido tentativas neste sentido, mas não há nenhum sistema de ventilação natural devido à janela basculante de tal porta não abrir em função das grades e barras.
E mais, os brinquedos pedagógicos utilizados em atividades lúdicas, foram na sua grande maioria doados pela comunidade e pelas próprias trabalhadoras, e não fornecidos pela SMED, como deveria ocorrer.
 No prédio constam extintores de incêndio com datas de manutenção a ser realizadas já vencidas. Existem outras salas que apresentam paredes com reboco esfarelando-se e com umidade.
No prédio constam extintores de incêndio com datas de manutenção a ser realizadas já vencidas. Existem outras salas que apresentam paredes com reboco esfarelando-se e com umidade.
Já na área externa, a grama só não está mais alta porque uma servidora levou sua própria máquina de cortar e efetuou o serviço. A caixa d´agua fica no chão, circundada por uma base de concreto que apresenta uma grande rachadura e que possivelmente, quando cair será em bloco pondo em risco a vida das crianças; a tampa da mesma apresenta um grande buraco que permite o acesso direto de roedores e insetos que acabam urinando diretamente na água, sendo esta utilizada para comida e outras funções da escola.
 Há uma porta dos fundos da escola que dá acesso direto ao pátio de recreação, que está sem grade e com vidro quebrado. No próprio pátio de recreação, têm brinquedos onde apresentam peças frouxas em virtude de parafusos não apertados e inclusive com pregos com ponta à mostra. Há uma das partes deste pátio com vários brinquedos todos desativados por falta de manutenção.
Há uma porta dos fundos da escola que dá acesso direto ao pátio de recreação, que está sem grade e com vidro quebrado. No próprio pátio de recreação, têm brinquedos onde apresentam peças frouxas em virtude de parafusos não apertados e inclusive com pregos com ponta à mostra. Há uma das partes deste pátio com vários brinquedos todos desativados por falta de manutenção.
 Por fim, os fundos da escola onde tal pátio faz divisa com a rua, está com a tela divisória totalmente aberta, possibilitando facilmente a entrada de pessoas estranhas à escola e que colocam em risco a vida não só das crianças mas também das trabalhadoras.
Por fim, os fundos da escola onde tal pátio faz divisa com a rua, está com a tela divisória totalmente aberta, possibilitando facilmente a entrada de pessoas estranhas à escola e que colocam em risco a vida não só das crianças mas também das trabalhadoras.
“Este quadro se repete e é recorrente nas escolas municipais em geral, provando um verdadeiro descaso e despreparo do Governo para com a educação, atingindo diretamente a comunidade e impedindo que os profissionais prestem um serviço de melhor qualidade”, critica Tiago Botelho, vice-presidente do Sindicato dos Municipários.
 
     REUNIÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: SIMP OBTÉM IMPORTANTE VITÓRIA
10/04/14
 O Sindicato dos Municipários obteve uma importante vitória com relação ao calendário de reuniões das Escolas Municipais de Educação Infantil, conquistando a realização das reuniões pedagógicas durante o horário de trabalho.
O Sindicato dos Municipários obteve uma importante vitória com relação ao calendário de reuniões das Escolas Municipais de Educação Infantil, conquistando a realização das reuniões pedagógicas durante o horário de trabalho.
Conforme o vice-presidente do Simp, Tiago Botelho, no final do ano passado a Secretaria Municipal de Educação e Desporto havia determinado que a realização de tais reuniões ocorressem sempre fora do horário de trabalho dos professores e servidores envolvidos, ou seja, configurando hora extra.
Tiago salienta que de acordo com a Lei Federal 12.796, para escolas de educação infantil que trabalhem em turnos ininterruptos, que é o caso de Pelotas, a obrigação diária é de que os alunos tenham o atendimento de no mínimo 7 horas, onde o Simp detectou que seria possível atender tal cumprimento, sem a necessidade da obrigação imposta, isto é, como as crianças chegam nas EMEI’s às 7h30min e permanecem durante o almoço, logo, até às 14h30min estão cumpridas as 7h exigidas e torna-se totalmente possível as reuniões pedagógicas dentro da carga horária de trabalho.
 Diante de inúmeras tentativas de resolver esse problema junto à Secretaria de Educação, todas sem êxito, foi realizada uma assembleia da categoria da educação infantil em 26 de março, onde foi formada uma comissão de profissionais junto com o Simp, a fim de tratar diretamente deste assunto com a SMED.
Diante de inúmeras tentativas de resolver esse problema junto à Secretaria de Educação, todas sem êxito, foi realizada uma assembleia da categoria da educação infantil em 26 de março, onde foi formada uma comissão de profissionais junto com o Simp, a fim de tratar diretamente deste assunto com a SMED.
Reunidos na manhã de quarta-feira com o secretário de educação Gilberto Garcias, a direção do Simp e os integrantes da comissão representativa das EMEIs, obtiveram a afirmação do secretário de que a SMED reconhece os apontamentos do Sindicato e reviu sua posição, determinando a realização das reuniões nos horários de trabalho dos professores e servidores.








