O Conselho de Delegados do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) esteve reunido na última sexta-feira a tarde, tendo por local a sede do Sindicato dos Bancários. O encontro, com caráter de reunião ordinária, teve por pauta a atualização dos delegados sindicais sobre temas em debate pela categoria, a definição de pré-agendas para audiências públicas e formulação de denúncias sobre problemas enfrentados pelos servidores, além do esclarecimento de dúvidas apresentadas.

As maiores dúvidas apontadas pelos integrantes do Conselho foram em relação aos efeitos práticos da aplicação das Leis 5.727 e 5.728, ambas de outubro deste ano, e que tratam, respectivamente, da composição dos vencimentos do cargo dos servidores (incidência sobre vantagens incorporadas) e incentivo de qualificação aos servidores de nível superior (especialização, mestrado e doutorado).

Os delegados manifestaram sua preocupação quanto às informações contraditórias e desencontradas sobre a aplicação destas leis que partiram de um determinado setor da Secretaria de Administração, como se fosse a interpretação da Prefeitura, e que terminaram por gerar falsa expectativa por parte dos servidores, que esperavam reajustes significativos em seus vencimentos, o que de fato não ocorreu.

O encontro também definiu a pré-agenda das audiências públicas a respeito de temas pertinentes aos servidores municipais e que serão realizadas pela Câmara de Vereadores ainda este ano, sendo no dia 19 deste mês para abordar o tema “Risco de Vida para Agentes de Trânsito e Guardas Municipais”; e dia seis de dezembro para o tema “Secretaria Municipal de Saúde”.

Igualmente foi referendada pelos conselheiros a data de 30 de novembro para a paralisação em defesa da implantação do Plano de Carreira. “Encaminhamos este dia de paralisação, pois a Prefeitura ignorou todas as agendas propostas pelo Simp para tratar do Plano de Carreira após a negociação salarial”, salienta o presidente do Sindicato, Duglas Lima Bessa, acrescentando que neste mês fez um ano da entrega oficial da proposta do sindicato, sem qualquer resposta por parte do Executivo. O movimento deste dia 30 dará início a uma série de atos em defesa do Plano de Carreira.

Os delegados representantes das Escolas de Educação Infantil manifestaram a importância da intervenção da diretoria do Simp junto à Secretaria de Educação e que terminou garantindo o fechamento destas escolas na segunda, terça e quarta-feira desta semana, permitindo, desta forma, a participação de professores e servidores no Encontro Regional da Educação Infantil, promovido pela Universidade Católica.

Todos os delegados sindicais foram convocados a participarem, quinta e sexta-feira próximas, do 2º Seminário de Qualificação do Servidor Público Municipal, em São Lourenço do Sul, promovido pelo Sindicato dos Municipários daquela cidade. “A atual gestão do Simp tem buscado a qualificação dos delegados por meio de cursos e eventos de formação, por isso a convocação para o seminário em São Lourenço”, afirma Duglas Lima Bessa.

Antecedendo a reunião do Conselho de Delegados, a direção do Simp já havia realizado encontro com professores e servidores da Escola Ferreira Viana, com quase duas horas de duração, onde foram abordados temas de interesse dos municipários e colhidas sugestões para encaminhamentos junto ao Conselho de Delegados. Outras escolas, setores ou secretarias que desejarem realizar reuniões específicas podem contactar com o Sindicato para proceder no seu agendamento.