“Recebemos com estranheza a informação divulgada pela Prefeitura nesta quinta-feira de que o Edital do próximo concurso será publicado já nesta sexta-feira, pois há uma série de pontos relativos ao certame que precisam ser melhor definidos antes desta publicação”, comenta a vice-presidente do Sindicato dos Municipários, Tatiane Lopes Rodrigues.

A Prefeitura divulgou em sua página na internet que o Edital de concurso com 467 vagas será lançado ainda esta semana, ou seja, até esta sexta-feira. Conforme a vice-presidente do Simp, não é possível que haja esta publicação, pois ocorreram somente duas reuniões da comissão organizadora do concurso e ainda existem requisitos a serem definidos por reivindicação do sindicato, através de seu representante.

O Simp apresentou diversas reivindicações buscando corrigir distorções que entende serem prejudiciais para os futuros servidores, e mesmo incoerências nas regras do concurso. “Entendemos, por exemplo, ser uma incoerência que para o cargo de Museólogo não aceite a formação específica de Museólogo, pois já temos este curso superior oferecido em nossa cidade”, avalia o representante do sindicato na comissão do concurso, Everton Avila Barboza.

Para ele, “infelizmente o prefeito Fetter Jr. não altera as leis que geram distorções e injustiças no quadro de cargos e empregos dos servidores e encaminhar um Edital que tem como base estas leis é consolidar estas distorções e assinar embaixo”, critica, acrescentando que “não há como aceitar a Lei que mantém o vencimento básico dos professores da educação infantil no valor de R$ 569,55 para 40 horas e os demais professores com carga horária de 20 horas têm seus vencimentos no valor de R$ 312,00, ou seja, mantendo a inexplicável matemática que para os professores da educação infantil 20 mais 20 não é igual a 40”.

Everton também aponta como prejudicial aos servidores e à própria Prefeitura a exigência do ensino fundamental para o cargo de Guarda Municipal, quando o correto seria o ensino médio, o que possibilitaria o acesso a programas do Governo Federal, como o Pronasci, entre outros. “É importante ressaltar que o Simp entende pela necessidade urgente da realização deste concurso e defende que ele seja realizado com a maior brevidade possível. Para tanto, cobramos de Fetter Jr. que resolva estes problemas viabilizando o concurso de maneira justa e qualificada”, finaliza o diretor do Sindicato dos Municipários.