Em reunião realizada na tarde de quarta-feira (20), o Sindicato dos Municipários de Pelotas mais representação dos servidores da zona rural estiveram reunidos com os Secretários Municipais Ademar Ornel (SMED) e Flávio Gastaud (SMSTT), além da Empresa Bosembecker, para tratar dos transtornos causados aos servidores que utilizam o transporte da zona rural.

Dentre os pontos abordados, como a revalidação das carteirinhas que antes eram semestrais e os próprios servidores tinham que levá-las até a Empresa Bosembecker, houve o comprometimento por parte da empresa que a renovação poderá ser anual e por parte da SMED o recolhimento, entrega e renovação de todas as carteirinhas. No que tange a renovação, será concedido um prazo de 30 dias além da data da validade como período para tal procedimento.

Quanto ao vale-transporte rural fornecido aos servidores, este passará a não ter mais o valor nominal e sim a expressão “meia-passagem” mais o local de destino, o que toda vez que havia reajuste da tarifa do transporte coletivo os servidores tinham de pagar a diferença e não eram ressarcidos pela Prefeitura. Também no vale não constará mais numeração, ou seja, poderá ser utilizado por outro servidor desde que associado a carteirinha, pois há casos de sobra de vales como em situações das direções de escolas terem que se deslocar para reuniões e outras atividades em horários que não há ônibus, tendo que utilizarem meios próprios de locomoção e tornando os vales inutilizáveis.

Os únicos pontos onde não houve avanços foram a desobrigação de utilização de carteirinhas e a ampliação do horário das linhas atendidas pela Empresa Bosembecker.