O Sindicato dos Municipários alerta para a escolha das equipes diretivas das escolas municipais. As últimas eleições, realizadas em 2008, aconteceram no final do ano letivo, em 17 de dezembro, e prejudicou efetivamente a participação da comunidade escolar.

“Como já estamos entrando em outubro sem qualquer informação por parte da Smed sobre as eleições, há o temor de que ocorra a repetição dos atropelos de 2008”, salienta o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa. O presidente do Simp lembra que, a exemplo da eleição anterior, poderá haver um esvaziamento do processo eleitoral neste ano, pelo fato de coincidir com o final do ano letivo.

“É preciso que haja efetiva participação de toda a comunidade escolar no processo eleitoral, pais, alunos, professores e funcionários e esta participação somente será garantida com prazo razoável para divulgação das eleições”, salienta o presidente do Simp.

Duglas Lima Bessa lembra que este prazo é necessário para que a comunidade escolar conheça as composições das chapas e as propostas dos candidatos para que possam votar de forma consciente na definição de quem estará a frente de sua escola nos próximos três anos.

Também como pauta permanente o SIMP vem questionando a SMED para regulamentar o processo de escolha das equipes diretivas, por meio de eleições, nas escolas de Educação Infantil. “Sabemos que para ocorrer eleições nas EMEIs é preciso adequar a regulamentação já existente para as escolas de ensino fundamental. Tanto a direção do SIMP quanto o vereador professor Adinho, que já fez proposição de regulamentação,  reivindicam a muito tempo a extensão das eleições para a equipe diretiva às Escolas de Educação Infantil”, finaliza o presidente do Sindicato dos Municipários.

O SIMP enviou ofício ao Secretário de Educação com pedido de agendamento de reunião a fim de tratar deste tema.