Com grande número de conselheiros presentes, o Conselho de Delegados do Sindicato dos Municipários esteve reunido na última quinta-feira, tendo por local a sede do CPERS/Sindicato. Entre os principais temas abordados, o plano de carreira, instituição das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e temas relativos ao Prevpel e Biometria Médica da Prefeitura.

Conforme o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, os conselheiros manifestaram preocupação com relação ao andamento dos trabalhos de elaboração da proposta da Prefeitura para o plano de carreira da categoria, por meio do IGAM. “Já estamos chegando ao final do mês de outubro e ainda não foi apresentado nada de concreto por parte do IGAM”, salienta.

Segundo Duglas, para chegar ao fim do ano com o plano de carreira devidamente debatido, confrontado com a proposta dos servidores e apresentado à categoria, já deveria haver uma proposta elaborada pela Prefeitura, “o que não vem ocorrendo”.

O presidente do Simp ressalta que apesar dos inúmeros contatos por parte do sindicato, o IGAM vem constantemente adiando uma resposta objetiva quanto aos elementos indicados pela comissão de servidores e professores quanto aos itens já examinados no texto apresentado pelo representante da Prefeitura.

O fim do pagamento de remuneração específica aos conselheiros do Prevpel, há muito defendido pela direção do Sindicato dos Municipários, foi outro ponto citado, ficando definido o encaminhamento de reivindicação específica por parte do Conselho de Delegados neste sentido.

Ainda com relação ao Prevpel, os Conselheiros novamente reivindicaram a abertura, com expediente externo e atendimento aos servidores, em dois turnos, manhã e tarde, e não somente das 8h30min às 13h30min, como ocorre atualmente. A mesma reivindicação foi apresentada relativamente ao setor de Biometria Médica.

As duas medidas facilitariam o acesso a estes serviços por parte dos servidores, em horários inversos ao seu turno de trabalho. A reivindicação parte dos conselheiros, mas esta é uma reclamação constante por parte da totalidade dos servidores.

A instituição das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, CIPAs, inicialmente com a participação dos funcionários regidos pela CLT foi outro ponto da pauta. “A criação das CIPAs no âmbito da Prefeitura é uma antiga reivindicação da categoria, o que certamente possibilitará a melhoria das condições de trabalho e a redução dos acidentes por meio da fiscalização dos próprios servidores”, salienta Duglas Lima Bessa.