Tanto a Prefeitura quanto o IGAM (Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos) não dizem a verdade quando afirmam que o Sindicato dos Municipários teria aprovado diversas “proposições” a respeito de diretrizes do Plano de Carreira dos municipários.

“Qualquer aprovação somente ocorrerá em assembleia da categoria. Não concordamos com absolutamente nada”, afirma o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa.

Com base na matéria divulgada pelo “site” da prefeitura no dia 27/10, o SIMP alerta a categoria acerca do andamento que o governo está dando ao Plano de Carreira e Estatuto do Servidor.

Conforme Duglas, Prefeitura e IGAM tentam confundir não só a categoria como toda a comunidade a respeito das discussões em torno do Plano de Carreira do funcionalismo ao divulgar, pela imprensa e pelo “site” da Administração Municipal, que o Simp já teria concordado com alguns itens da proposta que está sendo elaborada.

“Como vamos concordar com algo que não existe?”, questiona Duglas.

“Tendo em vista que até o momento não temos nada concreto por parte da Prefeitura, nossa única concordância é com a proposta exaustivamente elaborada pela categoria por meio de uma comissão de servidores e professores legitimamente escolhidos, ou seja, a nossa proposta e os nossos valores da tabela salarial”, afirma o presidente do Sindicato.

Duglas Lima Bessa critica a tática utilizada pela Prefeitura, que ao buscar confundir a categoria torna mais difíceis os debates em torno da proposta que será enviada à Câmara, por gerar desconfiança a respeito do que será divulgado para a população.

“Debater com o Governo/IGAM aspectos de Plano e Estatuto não significa que tenha-se concordância com qualquer documento que a prefeitura possa apresentar”, questiona, reafirmando que toda e qualquer aprovação, por menor que seja a questão envolvida, dependerá exclusivamente da assembleia geral da categoria.

“Este é um compromisso que sempre tivemos e que vamos cumprir. Jamais esta direção do Simp concordou com qualquer aspecto que diga respeito à vida funcional dos servidores sem que fosse aprovada por assembleia geral”.

Esta mesma crítica à Prefeitura e ao IGAM foi formulada pelos integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal da nova direção do Simp, que estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, na sede do CPERS Sindicato.

“Não há acordo, não há concordância e muito menos consenso”, foram algumas das afirmativas dos integrantes dos Conselhos do Sindicato, demonstrando clara revolta com relação ao texto divulgado pela Administração Municipal.

“Mais ainda nos preocupa o posicionamento do representante do IGAM, quando ressalta, no “site” da Prefeitura, que será difícil melhorar o salário-base e não tirar vantagens dos trabalhadores. A categoria não vai deliberar, de forma alguma, em tirar de uns para dar aos outros. Quem tem que financiar avanços para a categoria é o Governo e não os próprios servidores. Os avanços têm de ser para todos”, diz o presidente do Simp.

Os conselheiros presentes à reunião foram unânimes em afirmar que, se a Prefeitura prosseguir com esta tática, não haverá aprovação do plano.

Duglas Lima Bessa lembra que, após os seminários organizados pelo IGAM apenas e tão somente para apresentação de diretrizes do trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto, o Simp questionou alguns elementos que até agora não foram sequer respondidas pontualmente.

“Já chegamos no mês de novembro e nada de concreto foi apresentado pelo Executivo. Porém, com base na matéria da Prefeitura já observa-se claramente a linha que o governo adotou. Não trabalha com investimentos nos trabalhadores e sim com “gastos”. Sem investimentos e ampla discussão dos trabalhadores quanto a proposta a ser apresentada, a aprovação do Plano de Carreira e Estatuto, até o final do ano torna-se cada vez mais difícil”, salienta.

Duglas informa que a direção do Simp e os integrantes da comissão representativa da categoria que elaborou a proposta dos municipários, estarão comparecendo na Câmara de Vereadores na quinta-feira, dia 03, para solicitar aos vereadores que não votem qualquer projeto de Plano de Carreira sem discussão e aprovação prévia pela categoria.