Em plenária pública realizada na Praça Coronel Pedro Osório e que reuniu mais de 1.500 servidores na manhã desta quinta-feira, os municipários, que estão em greve por prazo indeterminado, definiram novas atividades de mobilização até a próxima terça-feira, quando haverá assembleia geral da categoria, às 14 horas, no auditório externo do Colégio Pelotense.

Após a plenária, servidores da Administração Direta e do Sanep, que também estão em greve, realizaram grande ato de protesto em frente a Prefeitura.

Além da assembleia geral na próxima terça, os municipários decidiram realizar carreata no sábado, denominada “200 ANOS DE QUÊ?”, com concentração a partir das 14 horas na Rua Marcílio Dias, em frente ao Colégio Pelotense. Estarão convidados para este ato todos aqueles que são excluídos das comemorações dos 200 anos de Pelotas. A carreata passará na Primeira Acolhida no Parque da Baronesa. “Estaremos garantindo o transporte através de ônibus para aqueles servidores que queiram se somar e não possuam automóveis para podermos realizar uma grande carreata que questione junto à comunidade os 200 anos de quê?”, disse Duglas Bessa, presidente do Simp.

Na segunda-feira, a partir das 10 horas, em frente a Prefeitura, os municipários fazem o “CALDO DOS DEZ REAIS”, em referência ao reajuste proposto pela Prefeitura para o vale-alimentação.  Também ocorrerão apresentações culturais.

GREVE DOS MUNICIPÁRIOS COMEÇA A DAR RESULTADOS

O governo municipal, depois de afirmar diversas vezes publicamente que não negociaria com os servidores municipais em greve, apresentou proposta através do vereador Roger Ney, na condição de líder do Governo e da bancada do PP, após reunião entre os demais vereadores que integram a comissão que busca intermediar e reabrir as negociações junto ao Governo Municipal e representantes do Simp.

A proposta será levada a ser debatida pelos municipários na assembleia da próxima terça-feira. Consta da proposta: reajuste de 4,53% e acréscimo de R$ 10,00 no vale alimentação; retorno das atividades dos servidores e, a partir daí, retomada das negociações por parte do Governo; prazo até o dia 30 de abril para a categoria apresentar sugestões sobre as propostas de plano de carreira do Executivo; prazo até 30 de maio para o Executivo analisar e posicionar-se sobre as propostas, ficando fixado o prazo até o dia 30 de junho para o Legislativo votar o novo projeto. “Entendemos como um avanço o governo se dispor a apresentar uma proposta de data-base, já que até agora tinha se pautado pelo plano rejeitado. Mas, a proposta ainda é muito abaixo dos anseios da categoria. Esperamos que até terça o governo consiga melhorá-la, já que esta é a data de nossa assembleia”, afirma Tatiane Rodrigues, vice-presidente do Simp.

O sindicato dos municipários vê com estranheza o fato do executivo apresentar calendário para debate de plano de carreira. “Levaremos a proposta para apreciação na próxima assembleia, mas até este momento a posição da categoria é de não debater plano”, explica a vice-presidente.

Também não foi apontado nenhum avanço no que tange a pauta dos trabalhadores do SANEP. Os projetos do Executivo estão trancados no Legislativo até que encerre as negociações referente a pauta dos municipários da administração direta e indireta (SANEP). “O sindicato dos municiparios espera que o governo aponte um agendamento de reunião para tratar da pauta dos trabalhadores Sanep, já que quando estivemos na Câmara de Vereadores ficou acertado que as agendas seriam construídas para as duas categorias”, Tatiane Rodrigues.