O Sindicato dos Municipários manteve reunião com o promotor de Justiça Jaime Chatkin, na tarde da última quarta-feira, para tratar do pedido de esclarecimentos encaminhado ao Ministério Público Estadual a respeito da contratação, pela Prefeitura de Pelotas, do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam), para elaboração dos planos de carreira dos servidores e professores municipais.

“Na documentação encaminhada questionamos junto ao Ministério Público Estadual a forma de contratação e a real necessidade deste serviço, pois no entendimento do Sindicato dos Municipários existem profissionais qualificados na Prefeitura de Pelotas para a realização deste trabalho”, explica a vice-presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.

Tatiane lembra ainda que a Prefeitura já dispunha, há muito, da minuta com a proposta de plano de carreira exaustivamente elaborada pelos municipários e que deveria servir de base para os debates entre a categoria e a Administração Municipal.

“Em nossa opinião não há qualquer argumento que justifique o enorme gasto com a contratação do Igam para a elaboração dos planos de carreira, que terminaram sendo rejeitados pela categoria por suprimirem direitos historicamente conquistados pelos municipários, além de sua apresentação ao final da atual gestão e às vésperas da limitação dos prazos por força da Lei Eleitoral”, critica a vice-presidente do Sindicato.

Conforme Tatiane Lopes Rodrigues, na reunião o promotor Jaime Chatkin se comprometeu em colocar à disposição do Sindicato a documentação e a justificativa apresentada pela Prefeitura relativamente à contratação do Igam. “Não só os municipários, mas também a comunidade de Pelotas precisam saber exatamente como se deu esta contratação e os valores envolvidos, pois nunca houve uma informação clara a respeito, pois já foram divulgados valores diferentes, de R$ 270 mil e R$ 330 mil, por exemplo”, finaliza.