Será na próxima quinta-feira, dia 13, a partir das 14h30min, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, o debate entre os candidatos a prefeito promovido pelo Sindicato dos Municipários. O objetivo, conforme o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, é o de possibilitar o questionamento a respeito das propostas dirigidas à categoria.

O Sindicato já realizou reunião com os representantes dos candidatos onde foram aprovadas as regras para o debate. Todos os cinco concorrentes confirmaram presença no evento, que deverá ter a presença de mais de dois mil servidores, a exemplo do que já ocorreu nas eleições anteriores.

O presidente do Simp lembra que não será permitida a presença de detentores de cargos de confiança da Administração Municipal, contratos administrativos (temporários), trabalhadores de empresas terceirizadas, cabos eleitorais e pessoas estranhas a categoria.

Para ingresso no local será exigida a apresentação de apenas um dos itens descritos abaixo:

- contracheque original, no mínimo referente ao mês de maio deste ano acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp;

- contracheque de agosto (para aquele que tem senha de acesso no site da Prefeitura) impresso e carimbado pelo Simp, acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp; se não tiver a senha deverá retirar de forma impressa e carimbada na Administração, também acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp;

- em caso dos servidores pertencerem a órgãos da Administração Indireta (Sanep, Prevpel, Coinpel e Eterpel) e da Câmara de Vereadores será exigido contracheque original, no mínimo referente ao mês de maio deste ano acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp; caso não possua o original deverá obter o do mês de agosto, de forma impressa e carimbada pelo respectivo órgão competente, mais documento oficial com foto ou carteira do Simp;

- para servidores aposentados que possuam contracheque, apresentar no mínimo referente ao mês de maio deste ano acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp; caso não possuam devem se credenciar previamente no Simp, cuja credencial acompanhada de documento oficial com foto ou carteira do Simp.

“Como nos debates anteriores foram estabelecidas regras rígidas para o controle do ingresso no local do debate, evitando contratempos e a presença de pessoas que efetivamente não sejam da categoria, tudo para garantir o espaço para os servidores”, salienta o presidente do Simp.

Conforme Duglas o debate terá a mediação do professor Dr. Hemerson Luiz Pase, da UFPel, e será desenvolvido em quatro blocos: apresentação; respostas a perguntas apresentadas pelo mediador; perguntas e respostas dos candidatos entre si e conclusão. “Estamos prevendo três horas de duração”. Os portões estarão abertos a partir das 13h.

O presidente do Simp salienta ainda que não será permitida a utilização de bandeiras, faixas ou cartazes com hastes no interior do auditório, igualmente não podendo conter frases ou conteúdo ofensivo a qualquer dos candidatos. “Também não será permitida a distribuição de panfletos no interior do auditório”, finaliza.