Com a presença dos cinco candidatos (as) a vice-prefeito (a) de Pelotas o Sindicato dos Municipários fez a entrega, nesta quinta-feira pela manhã, de três documentos endereçados aos pretendentes à Prefeitura. Compareceram Dulce Härter (alianças PT/PMDB/PSDC/PPL), Daniela Duarte (coligação Por uma Pelotas Cada Vez Melhor), Reginaldo Bacci (coligação Renova Pelotas), Júlio Domingues (PSOL) e Paula Mascarenhas (coligação Pelotas de Cara Nova).

Conforme o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, os documentos entregues consistem na denominada Plataforma dos Municipários, onde constam as reivindicações colhidas nas diversas assembleias, plenárias e reuniões setoriais realizadas pelo Sindicato especificamente com este fim. Os outros dois documentos entregues são termos de compromisso com o comparecimento no debate referente ao segundo turno e de implementação de três pontos considerados básicos pelos municipários.

“Estes três pontos são a fixação do menor padrão salarial – sem inclusão de quaisquer vantagens funcionais dentre aquelas que atualmente são pagas – a partir do valor do salário mínimo nacional, a instituição plena do piso salarial profissional nacional do magistério de que trata a Lei no. 11.738/08 como vencimento básico, sem o acréscimo de vantagens contidas nas leis 3.198/89 e 3008/86, e que não seja implementada qualquer alteração, estruturação, modificação, revogação ou criação de novos planos de carreira e regime jurídico, sem prévia negociação com a categoria dos municipários”, explica Duglas Lima Bessa.

O presidente do Simp salienta que os municipários querem o cumprimento destes compromissos no primeiro ano de Governo do prefeito eleito. “Pedimos aos candidatos (as) a vice-prefeito (a) que os documentos relacionados aos três pontos básicos da categoria e compromisso da participação no debate do segundo turno sejam entregues ao Simp até às 18h do dia 11, antes, portanto, do debate promovido pelo Sindicato”. Os elementos da Plataforma Geral deverão ser entregues até dia 30 deste mês.

No ato de entrega dos documentos, o presidente do Simp destacou a importância da presença dos candidatos (as) a vice-prefeito (as), “pois são estes que, muitas vezes, no exercício de sua função representam o Executivo diante das reivindicações dos municipários”.