Dos cinco candidatos a prefeito de Pelotas apenas dois deram retorno ao Simp quanto às três reivindicações básicas a serem implementadas no primeiro ano de Governo, entregues em 06 de setembro por meio dos candidatos a vice-prefeito. Fernando Marroni (PT) firmou o termo de compromisso com reivindicações dos municipários em sua íntegra e Eduardo Leite (PSDB) encaminhou documento assinado contendo suas metas para com os servidores. Os demais candidatos não atenderam aos pedidos no prazo solicitado.

Os dois candidatos também foram os únicos a firmarem o termo de compromisso garantindo presença no debate dos municipários previsto para o segundo turno, agendado para 16 de outubro.

O documento assinado pelo candidato da coligação PT/PMDB/PPL/PSDC com reivindicações entregues pelo Sindicato dos Municipários contém a fixação do menor padrão salarial – sem inclusão de quaisquer vantagens funcionais dentre aquelas que atualmente são pagas – em valor igual ao salário mínimo nacional, de todas as carreiras e regimes cujo vencimento básico ou padrão seja inferior a este; a instituição plena do piso salarial profissional nacional do magistério de que trata a Lei no. 11.738/08 como vencimento básico – sem o acréscimo de vantagens já existentes nas Leis 3.198/89 e 3.008/86 para esta composição – de todos os integrantes da carreira do magistério municipal (professor auxiliar, de libras, I, II e III), incluindo professores e auxiliares de educação infantil; e não implementar qualquer alteração, estruturação, modificação, revogação ou criação de novos planos de carreira e regime jurídico, sem prévia negociação com a categoria dos municipários. Este compromisso abrange igualmente a impossibilidade de elaborar projetos de lei que revoguem os planos e regime vigentes sem que estes projetos tenham sido exaustivamente debatidos e aprovados pela categoria dos municipários.

O candidato da coligação “Pelotas de Cara Nova” encaminhou ao Sindicato documento igualmente  assinado, intitulado “Nosso compromisso com os servidores”, contendo suas metas quanto aos três pontos a serem atingidos durante sua gestão.

“Esperávamos que todos os candidatos assinassem na íntegra as reivindicações básicas e elementares da categoria, pois todos conhecem ou deveriam conhecer a realidade dos municipários e as nossas lutas históricas”, critica a vice-presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.

“Para o Simp, os três temas são o mínimo que qualquer candidato tem de se comprometer para o primeiro ano de Governo, já que o piso do magistério é Lei Federal e já deveria estar sendo cumprido, os padrões no valor do salário mínimo nacional são uma retomada de uma perda ocorrida em 2007 e que vêm prejudicando 80% dos municipários e a questão do nosso plano é nossa vida funcional, que tem de ser construída por nós”, salienta a dirigente do Sindicato dos Municipários.