O debate entre os candidatos a prefeito de Pelotas promovido pelo Sindicato dos Municipários e que ocorre nesta quinta-feira, a partir das 14h30min, tem caráter de assembleia geral da categoria, garantindo assim o ponto dos servidores no turno da tarde.

“Tendo caráter de assembleia geral da categoria, inclusive com publicação de edital, os servidores poderão comparecer no debate sem prejuízo do ponto no turno da tarde, conforme garantido pela Lei Orgânica do Município”, salienta a vice-presidente do Simp, Tatiane Lopes Rodrigues.

Tatiane ressalta que para evitar a formação de filas para ingresso no auditório externo do Colégio Pelotense e possibilitar o início do debate no horário previsto, as portas estarão abertas a partir das 13 horas. “Este é o momento de ouvirmos e acompanharmos as propostas e as afirmações das candidaturas, por isso o comparecimento ao debate deve ser prioridade para os municipários no turno da tarde desta quinta-feira”.

“Estamos solicitando que os servidores não deixem para chegar no Pelotense na última hora, evitando assim atropelos e formação de filas”, informa a vice-presidente do Simp, lembrando que, a exemplo dos debates de eleições anteriores, os documentos exigidos para ingresso no local serão checados pela segurança buscando cumprir rigorosamente as regras definidas previamente com as assessorias dos candidatos.

Os servidores deverão ingressar no auditório do Pelotense exclusivamente  pela entrada da avenida Bento Gonçalves, não podendo entrar pelas portas laterais. “Somente os candidatos a prefeito e vice-prefeito e os previamente credenciados irão entrar pela rua Marcílio Dias e pela porta lateral ao palco”, afirma Tatiane.

Conforme as regras já definidas, não será permitida a presença de detentores de cargos de confiança da Administração Municipal, contratos administrativos (temporários), trabalhadores de empresas terceirizadas, cabos eleitorais e pessoas estranhas a categoria.

Para ingresso no local será exigida a apresentação de apenas um dos itens descritos abaixo:

- contracheque original, no mínimo referente ao mês de maio deste ano acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp;

- contracheque de agosto (para aquele que tem senha de acesso no site da Prefeitura) impresso e carimbado pelo Simp, acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp; se não tiver a senha deverá retirar de forma impressa e carimbada na Administração, também acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp;

- em caso dos servidores pertencerem a órgãos da Administração Indireta (Sanep, Prevpel, Coinpel e Eterpel) e da Câmara de Vereadores será exigido contracheque original, no mínimo referente ao mês de maio deste ano acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp; caso não possua o original deverá obter o do mês de agosto, de forma impressa e carimbada pelo respectivo órgão competente, mais documento oficial com foto ou carteira do Simp;

- para servidores aposentados que possuam contracheque, apresentar no mínimo referente ao mês de maio deste ano acompanhado de documento oficial com foto ou carteira do Simp; caso não possuam devem se credenciar previamente no Simp, cuja credencial acompanhada de documento oficial com foto ou carteira do Simp.

O debate será desenvolvido em quatro blocos: apresentação; respostas às perguntas apresentadas pelo mediador; perguntas e respostas dos candidatos entre si e conclusão, com previsão de três horas de duração.

Não será permitida a utilização de bandeiras, faixas ou cartazes com hastes no interior do auditório, igualmente não podendo conter frases ou conteúdo ofensivo a qualquer dos candidatos. Também não será permitida a distribuição de panfletos no interior do auditório.