O Sindicato dos Municipários já protocolou requerimentos dirigidos ao prefeito Eduardo Leite encaminhando os diversos temas constantes do documento intitulado “Plataforma dos Municipários”, para fins de indicação, por parte do Executivo, de seus representantes vinculados aos setores e secretarias correspondentes para o debate dos pontos específicos.
O protocolo dos requerimentos com os temas específicos foi abordado na reunião entre a direção do Simp e o Governo Municipal, recentemente realizada. A “Plataforma dos Municipários” foi entregue aos então candidatos a prefeito, antes do primeiro turno das eleições, sendo o resultado de inúmeras reuniões e assembleias setoriais com os servidores promovidas pelo Sindicato dos Municipários.

Entre os diversos segmentos profissionais constantes do documento, está o dos agentes fiscais da Gestão da Cidade e Mobilidade (extinta Gestão Urbana), da Qualidade Ambiental e da Vigilância Sanitária.

Conforme o presidente do Sindicato dos Municipários, Duglas Lima Bessa, um dos pontos primordiais para debate é o pagamento do adicional de risco de vida a estes profissionais, a exemplo do que já ocorre com os Agentes de Trânsito e os Guardas Municipais.
“Existe a necessidade da regulamentação do adicional de risco de vida para todos aqueles servidores que no exercício de suas atribuições diárias estejam expostos a riscos a sua integridade física, como acontece com os agentes fiscais”, afirma Duglas Lima Bessa.
Os agentes fiscais, no exercício de suas atribuições, em especial quando da realização de notificações e diligências para apurar irregularidades, estão expostos a riscos de agressões físicas, como já ocorreu, conforme relatos dos próprios servidores. Esses trabalhadores são aqueles que fiscalizam, notificam, orientam e muitas vezes negam pedidos, acabando expostos a indignações quando exigem o cumprimento das leis.

Dentre outras reivindicações deste segmento, estão a concessão de passes para deslocamento de todos os agentes, melhores condições de trabalho com mais equipamentos e estrutura física adequada, aumento do efetivo, respeito às atribuições, realização de novas perícias para apuração de condições insalubres de trabalho e maior segurança durante o exercício de suas funções.

“Esperamos que para as próximas semanas já tenhamos os nomes dos representantes do Executivo para o devido encaminhamento destas reivindicações, para que não se repitam os fatos ocorridos no Governo anterior”, finaliza o presidente do Simp.