O Sindicato dos Municipários encaminhou documento ao Conselho Municipal de Saúde denunciando os problemas enfrentados pelos Agentes Comunitários de Saúde no trabalho de combate à dengue.

Entre estes problemas estão o desvio de função, implicando em deixar suas áreas de atuação descobertas, a exposição a produtos tóxicos que vem causando reações alérgicas e possíveis transtornos futuros e riscos à integridade física, em especial à mulheres, pela obrigatoriedade de visitas individuais às residências, muitas em áreas inseguras.

O próprio edital do concurso realizado pelos Agentes de Saúde previu que o trabalho somente poderia ser realizado na área de moradia destes servidores, o que agora está sendo descumprido por determinação da Secretaria de Saúde.

Segundo a diretora do Simp e representante da entidade no Conselho, Cláudia Corrreia, a entidade também está encaminhando denúncia ao Ministério Público do Trabalho. Ainda segundo ela, na segunda-feira os Agentes Comunitários de Saúde comparecerão na Câmara Municipal, junto aos vereadores da Comissão de Saúde, para tratar destes e outros temas relativos a este segmento profissional, como os incentivos e a prestação de contas da Secretaria de Saúde quanto às verbas pertinentes ao repasse do Fundo Municipal.