A audiência pública com o tema “Financiamento da Educação Pública Municipal”, que será realizada nesta terça-feira, dia 23, a partir das 14 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, marca, em Pelotas, as atividades do primeiro dia da Greve Nacional da Educação Pública, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), para reivindicar o cumprimento da Lei do Piso Salarial e profissionalização dos funcionários.

A audiência é uma promoção do Sindicato dos Municipários e da Câmara Municipal de Vereadores e terá a participação, como principais debatedores, dos professores Vilson João Weber, indicado pelo Simp, e Neuza Canabarro, indicada pela Câmara de Vereadores.

Vilson Weber é professor do município de Santo Cristo, ex-integrante da direção executiva da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul e militante dos movimentos em defesa da educação pública. Neuza Canabarro foi professora, secretária estadual de Educação no governo de Alceu Collares, e vereadora em Porto Alegre.

Dando prosseguimento às atividades da greve, na quarta-feira, dia 24, também às 14 horas na Câmara de Vereadores, será promovido o Fórum “Contexto e perspectivas da Escola Pública Municipal”; e na quinta, dia 25, a Marcha pela Educação: Pelotas Parada, com saída do Altar da Pátria (av. Bento Gonçalves), às 14h30min, percorrendo diversas ruas da cidade finalizando em frente a Prefeitura.

O Sindicato dos Municipários está convocando todos os trabalhadores municipais em educação, sejam professores, sejam servidores, para se engajarem no movimento e participarem das atividades propostas.