Mesmo com a denúncia protocolada pelo Sindicato dos Municipários junto ao Ministério Público do Trabalho e a divulgação por meio da imprensa apontando os riscos a que estão expostos os servidores do Horto Municipal, os problemas vêm se agravando.

Conforme a direção do Simp, a situação se agravou pelo fechamento em definitivo do horto no prolongamento da avenida Bento Gonçalves. Com isto, a totalidade dos funcionários foram transferidos para o denominado “Horto da Barragem”, por estar situado próximo à Barragem Santa Bárbara, local que tem como serviços o apoio, produção e doação de mudas, compostos orgânicos, compostagem e armazenagem de galhação.

Na denúncia já apresentada e tornada pública constam a dificuldade que os trabalhadores enfrentam no que se refere ao acesso do local de trabalho, percorrendo um trajeto de dois quilômetros até o setor em rua não pavimentada e a pé, por não haver transporte público e não ser disponibilizado veículo da Prefeitura, sendo mais dificultoso ainda em dias de chuva.

Também há problemas com a falta de banheiros, obrigando os trabalhadores a fazerem suas necessidades fisiológicas “no mato”. Ou seja, no local não há banheiro, energia elétrica e sequer telefone para contato, não há refeitório, vestiário ou construção física adequada para abrigá-los, também não há nenhum dispositivo de segurança, iluminação, facilitando o furto de máquinas e equipamento, a exemplo do motor e rodas de um triturador novo.

A Prefeitura também não fornece com regularidade equipamentos de proteção como luvas e botas, essenciais para desempenho das atividades, principalmente por haver no local vasta vegetação, ocorrendo diversos animais peçonhentos e venenosos.

Segundo as informações trazidas ao Simp pelos funcionários do Horto, a única alteração feita no local foi a colocação de postes para luz, mas ainda sem qualquer rede elétrica e luminárias. Na prática a situação aviltante continua a mesma para os servidores.