Na manhã do último dia 8, o Sindicato dos Municipários e a comissão representativa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) estiveram reunidos com a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Costa. Nesta reunião foram tratados de reivindicações apontadas na última assembleia dos ACS’s, que são: piso salarial nacional da categoria, incentivo financeiro da Estratégia de Saúde da Família para os ACS’s e número de visitas do cadastro E-Sus.

A representante da Secretaria explicitou que quanto ao tema piso salarial, a Administração aguarda a regulamentação do Governo Federal para aprofundar a discussão. Referente ao incentivo, a Secretaria se comprometeu a elaborar impacto financeiro para análise da possibilidade de seu pagamento. Quanto ao número de cadastros para implementação do E-Sus, ficou, em primeiro momento, apontado pela Secretaria de Saúde o número mínimo de cinco visitas por agente, proposta que será encaminhada posteriormente para a Comissão de Avaliação GPMAQ.

Em contato com Ana Costa, a direção do Simp obteve a informação que não houve reunião com a referida Comissão devido aos inúmeros compromissos preparatórios à Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá no inicio do mês de julho. No contato realizado, a superintendente da Secretaria de Saúde relatou que a princípio mantém a indicação de cinco visitas domiciliares.

“Conforme aprovado na assembleia dos ACS’s e fixado o número pela Comissão também definido e ampliado na mesma assembleia, o Sindicato levou a proposta de quatro visitas por agente e durante boa parte da reunião argumentou sobre o porquê de tal proposta, devido às grandes dificuldades encontradas nesse momento de cadastro”, comenta o diretor do Simp, Marcio Torma.

“Quanto ao incentivo, obtivemos um grande avanço quando conseguimos extrair da Secretaria de Saúde um compromisso de realizar um impacto financeiro para implementação, pois com isso nos leva a um patamar de discussão mais política junto àquele que dá o aval final, que é o prefeito municipal”, finaliza.