O Sindicato dos Municipários realizou assembleia com a presença de um grande número de servidores da Secretaria Municipal de Saúde na tarde da última sexta-feira, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, tendo por pauta orientações e regulamentações funcionais.

A assembleia foi motivada pela forma abrupta adotada pela Prefeitura em estabelecer novas jornadas e cargas horárias aos servidores da Saúde, ampliando-as sem nenhuma comunicação formal a estes trabalhadores, sendo que alguns foram avisados por telefone, e-mail ou aviso verbal pelas chefias.

Houve ampla explanação da assessoria jurídica do Sindicato a respeito dos direitos dos servidores, regimes jurídicos diferenciados, cargas horárias e encaminhamento das ações judiciais que estarão sendo ajuizadas.

A direção do Simp abordou seu entendimento de que a mesma postura do Governo que atinge os trabalhadores da Saúde já está se estendendo aos servidores da Secretaria da Receita e possivelmente a todas as demais secretarias.

Foi deliberado pelos servidores a criação de uma comissão ampla formada por representantes dos diferentes cargos existentes no quadro funcional da Secretaria da Saúde, a fim de, em conjunto com a direção do Simp, reunir-se exclusivamente com o Prefeito para tratar do assunto.

Também foi deliberada a realização de uma paralisação na próxima quarta-feira, dia 12, somente pelo turno da manhã, com ida à Câmara de Vereadores a fim de buscar o apoio do Legislativo para realização da reunião com o Prefeito.

Na Câmara será apresentado mural demonstrando aos vereadores e à comunidade a real situação da saúde pública em Pelotas, ou seja, muito mais do que impor um aumento da carga horária dos servidores, há necessidade de melhorar em muito a infraestrutura dos locais de trabalho, disponibilização de medicamentos e materiais para o atendimento à população (em muitos locais sequer há papel higiênico, gaze, água destilada dentre outros materiais) e principalmente a remuneração dos trabalhadores, que se vêem obrigados a trabalharem em outros locais para complementar seus salários.

O Sindicato irá ajuizar ações buscando garantir a manutenção das atuais cargas horárias de forma liminar, sendo que para os servidores estatutários de forma coletiva (em nome de todos os servidores) e para os celetistas, devido às diversas peculiaridades, de forma individual para os sócios da entidade.

“De uma hora para outra, sem a devida organização e discussão prévia por parte da Prefeitura, os trabalhadores da Saúde foram surpreendidos por uma imposição que afeta inteiramente suas vidas, eis que muitos trabalham há vários anos na mesma jornada e numa rotina que foi fixada pela própria administração pública ao longo do tempo e consequentemente, com esta imposição, muitos irão sofrer prejuízos enormes, seja de caráter remuneratório, seja de caráter pessoal”, critica o vice-presidente do Sindicato dos Municipários, Tiago Botelho.